A Latam Airlines Brasil anunciou um novo investimento na conectividade do Nordeste com a Europa. A companhia aérea confirmou a operação do voo direto Fortaleza-Lisboa entre 7 de abril e 20 de outubro de 2025. O anúncio foi feito durante um encontro com o Governo do Estado do Ceará, no Palácio da Abolição, com a participação do governador Elmano de Freitas, do secretário de Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, e do head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo. Além da nova operação, foram discutidas futuras oportunidades de investimento no estado.
O novo voo terá frequência semanal e duração média de 7h30, operado às segundas-feiras com aeronaves Boeing 787, que comportam 30 passageiros na cabine premium business, 57 na economy+ e 213 na economy. A decolagem de Fortaleza será às 6h15 (horário local), enquanto a saída de Lisboa está programada para 18h30 (horário de Portugal).
“O Ceará é o ponto mais próximo da Europa no Brasil. Esse novo voo da Latam entre nosso estado e Lisboa será fundamental para incrementar o turismo, estimular novos negócios e gerar mais emprego e renda aos cearenses. Agradeço à companhia aérea por reconhecer a importância do Ceará no cenário nacional. Seguiremos trabalhando para atrair novas frequências nacionais e internacionais”, afirmou o governador Elmano de Freitas.
A expansão da malha aérea reflete a estratégia da Latam de fortalecer sua presença no mercado brasileiro. “A Latam tem consciência do papel desempenhado pela aviação no Brasil, especialmente em um estado tão importante como o Ceará. Por isso, estamos sempre atentos às oportunidades para expandir a oferta de assentos e de voos de forma sustentável, para fazer decolar o turismo e a economia do Nordeste”, destacou Eduardo Macedo, head de Assuntos Públicos da companhia.
Atualmente, a Latam é a maior operadora do aeroporto de Fortaleza, com aproximadamente 200 voos semanais. Durante a operação da nova rota, a empresa manterá ainda dois voos semanais na rota Fortaleza-Miami e um na rota Fortaleza-Santiago, inaugurada em 2024.
Além do reforço na conectividade internacional, a Latam segue investindo na ampliação de sua frota e no crescimento do mercado brasileiro. Nos últimos dois anos, a companhia recebeu 25 novas aeronaves, elevando sua frota no Brasil em 13%. Paralelamente, a empresa também ampliou sua equipe em 14%, chegando a 20,5 mil colaboradores, e iniciou as aulas da primeira turma de sua Escola Latam, programa voltado à capacitação de profissionais para a aviação.
A Latam lidera o setor aéreo brasileiro desde 2021, segundo a Anac, com quase 39% de participação no mercado doméstico. Já no segmento internacional, a empresa encerrou 2024 como líder, respondendo por 23,6% das operações de voos internacionais a partir do Brasil.
Agenda