BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83

Moradores de SP e RJ recebem alerta de terremoto com magnitude 5,5

Na madrugada desta sexta-feira (14), moradores de São Paulo e Rio de Janeiro receberam uma notificação em seus celulares Android alertando sobre um possível terremoto. O sistema de alertas do Google indicava um tremor de magnitude 5,5 a aproximadamente 184,9 km da capital paulista, sem especificar o epicentro exato, mas com indícios de ser em Ubatuba. O aviso foi enviado exclusivamente para dispositivos Android, sem registros de notificação em iPhones ou outros sistemas operacionais e até recebido por cariocas. Entretanto, a Defesa Civil publicou em suas redes sociais que não emitiu nenhum alerta.

Notificação de alerta (foto: redes sociais)

Além da notificação sobre o possível abalo sísmico, o sistema também repassou recomendações de segurança, como o uso de sapatos, a verificação de vazamentos de gás e a necessidade de evitar construções danificadas, como rachaduras em paredes ou estruturas que possam apresentar risco de desabamento.

O Google ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido. Especialistas ressaltam que o sistema de alertas sísmicos dos dispositivos Android funciona com base em sensores dos próprios aparelhos, capazes de identificar movimentações anormais no solo e emitir avisos automáticos. No entanto, falhas no sistema ou leituras imprecisas podem gerar notificações equivocadas.

Até o momento, não há registros oficiais de tremores sentidos na cidade ou de danos estruturais. Instituições como o Centro de Sismologia da USP seguem monitorando a situação para confirmar se houve atividade sísmica na região.

Fato ou Fake?

Nas redes sociais, o assunto “caiu como um furacão” e gerou grande repercussão. Muitos usuários expressaram surpresa e preocupação, enquanto outros questionaram a veracidade do alerta, já que não há registros de um evento sísmico significativo na região. No entanto, a defesa civil publicou, em suas redes sociais, que não emitiu nenhum alerta sobre terremoto.

Postagem da Defesa Civil de SP no X (ex-twitter) (foto: reprodução)

Tremores em São Paulo

Embora terremotos não sejam comuns no Brasil, São Paulo já registrou tremores em algumas ocasiões. Um dos mais recentes ocorreu em 2008, quando um tremor de magnitude 5,2 foi sentido na capital e em diversas cidades do estado, tendo epicentro no Oceano Atlântico, próximo à costa de São Vicente.

Além disso, pequenos tremores já foram registrados em regiões como Santos, Sorocaba e no interior paulista, geralmente sem causar danos significativos. Esses eventos são resultado de processos naturais da crosta terrestre, já que o Brasil está localizado em uma área de baixa atividade sísmica, distante das principais placas tectônicas.

A população pode acompanhar informações atualizadas sobre possíveis tremores por meio de órgãos especializados e seguir as recomendações de segurança em caso de novos alertas.

Em atualização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS