BRL - Moeda brasileira
EUR
6,37
USD
5,52

Brasil bate recorde e recebe 1,4 milhão de turistas estrangeiros em janeiro

O Brasil iniciou 2025 com um marco histórico no turismo internacional. Em janeiro, o país recebeu 1.483.669 turistas estrangeiros, o maior número registrado para o período desde o início da série histórica, em 1970. O levantamento, realizado pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal, aponta um crescimento de 55% em relação ao mesmo mês de 2024, quando 956.737 visitantes vieram de fora.

O recorde anterior, de janeiro de 2017, também foi superado. Naquele ano, o Brasil recebeu 1.107.628 turistas internacionais, número agora ultrapassado em 34%. Celso Sabino, ministro do Turismo, destacou a importância desse crescimento para o setor. “O Brasil se destaca como um dos principais destinos turísticos da América do Sul! Iniciamos o ano de forma excepcional, resultado dos esforços do governo do presidente Lula e também do setor para promover nosso país no exterior, melhorar a infraestrutura turística e facilitar o acesso dos viajantes. Seguimos trabalhando para que essa tendência continue impulsionando a economia e gerando novas oportunidades para os brasileiros”, afirmou.

Argentina lidera emissões, Sul recebe mais turistas

A Argentina foi o país que mais enviou turistas ao Brasil em janeiro, com um crescimento expressivo de 92%. O número de visitantes argentinos saltou de 452.136, em 2024, para 870.318, em 2025. O Chile também apresentou um aumento significativo, com 103.620 turistas, 34% a mais que no mesmo mês do ano passado.

Os estados do Sul foram os que mais receberam estrangeiros, somando 924.138 turistas, o equivalente a 62% do total. O Rio Grande do Sul liderou o ranking, registrando 518.557 chegadas, seguido pelo Paraná (206.861) e Santa Catarina (198.720). Já os estados que receberam mais turistas em números absolutos depois do Rio Grande do Sul foram o Rio de Janeiro, com 240.151 visitantes, e São Paulo, com 219.787.

Modos de entrada e promoção internacional

A maioria dos turistas internacionais que chegaram ao Brasil em janeiro optou pela via terrestre, responsável por 54% das entradas (802.611 chegadas). O transporte aéreo respondeu por 41% (608.163 turistas), enquanto vias marítimas e fluviais somaram 72.895 registros (5%).

A promoção internacional tem sido um dos focos do Brasil para atrair mais visitantes. Em 2025, o país foi homenageado na Fitur, a maior feira de turismo do mundo, realizada em Madri, Espanha, e também marcou presença na Fit, em Buenos Aires, consolidando-se como um dos destinos mais desejados da América Latina.

Os números recordes de janeiro reforçam a trajetória de crescimento do turismo brasileiro e impulsionam as metas do Plano Nacional de Turismo, que busca consolidar o Brasil como líder no setor na América do Sul e atingir 8,1 milhões de turistas internacionais por ano até 2027.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Arena Abreu começa em Gramado com...

Nos próximos três dias, evento reunirá cerca de 400 participantes para palestras, networking, experiências e negociações estratégicas no Wish Serrano Resort

Anac estabelece novas regras para transporte...

Portaria define categorias, critérios e responsabilidades para embarque de pets, cães de serviço e animais de suporte emocional em voos nacionais e internacionais

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS