Duas representantes da Costamar Travel, uma das maiores operadoras do Peru, estão explorando o Circuito das Águas Paulista para avaliar o potencial turístico da região. A visita, que começou na quarta-feira (19), inclui roteiros em todas as nove cidades que compõem o destino, com o intuito de criar pacotes voltados ao público peruano. A programação teve início em Serra Negra e Monte Alegre do Sul e seguiu por diversos municípios até domingo (23).

“O Circuito das Águas Paulista reúne diversos atrativos, das águas com propriedades terapêuticas ao turismo de natureza; da aventura ao religioso e às compras, e muito mais. É um excelente produto para o mercado estrangeiro. O Circuito também participa constantemente de feiras e eventos, nacionais e internacionais, junto com a Secretaria. Isso aumenta a visibilidade dos destinos e as oportunidades de novos negócios. Já colhemos os resultados: o interesse de grandes operadoras, como a Costamar Travel”, destacou Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

O interesse peruano no destino paulista se justifica pelos números da Embratur. O Peru é o quarto maior emissor de turistas sul-americanos para São Paulo. Em 2024, o estado recebeu 2,27 milhões de estrangeiros, sendo 64.814 deles peruanos. Durante a visita técnica, as profissionais da operadora percorrem pontos estratégicos da região, conhecendo desde atrativos naturais até experiências culturais e gastronômicas.

Entre os locais visitados estão o Balneário de Águas de Lindóia, o turismo acessível e de aventura em Socorro e as adegas de Lindóia. Em Serra Negra, exploram o comércio e a gastronomia local, além da réplica da Fontana di Trevi. O roteiro também inclui paradas em Amparo, Pedreira e Jaguariúna, com passeios históricos e atividades aquáticas. O encerramento aconteceu em Holambra, cidade conhecida por suas flores e forte influência da cultura holandesa.