O U.S. Astronaut Hall of Fame, localizado no Kennedy Space Center Visitor Complex, na Flórida, ganhará novos integrantes em 31 de maio de 2025. Os astronautas veteranos Peggy Whitson e Bernard Harris serão incluídos na Turma de Homenageados de 2025, juntando-se aos 109 membros já eternizados no espaço dedicado à história e aos feitos do programa espacial da NASA.
Whitson e Harris são figuras notáveis na exploração espacial. Whitson, primeira mulher a comandar a Estação Espacial Internacional (ISS) em duas ocasiões, acumulou 665 dias no espaço, o maior tempo de permanência de um astronauta americano. Harris, por sua vez, foi o primeiro astronauta afro-americano a realizar uma caminhada espacial, consolidando sua relevância histórica no programa da NASA.
Uma experiência imersiva para os visitantes
O Kennedy Space Center Visitor Complex, a menos de uma hora de carro de Orlando, proporciona aos visitantes a chance de vivenciar a exploração espacial de maneira interativa. No U.S. Astronaut Hall of Fame, é possível conhecer artefatos icônicos, como o ônibus espacial Atlantis®, e explorar exposições que celebram o legado dos pioneiros espaciais.
“O U.S. Astronaut Hall of Fame dá as boas-vindas a dois excepcionais pioneiros do programa espacial que contribuíram significativamente para a missão e o programa da NASA. Peggy e Harris continuam sendo exemplos notáveis em suas carreiras, por isso é uma grande honra incluí-los no Hall of Fame”, afirma Curt Brown, presidente do conselho da Astronaut Scholarship Foundation, responsável pelo processo de seleção.
Cerimônia e baile de gala
A cerimônia oficial de inclusão dos novos membros será realizada no Kennedy Space Center em 31 de maio. Após o evento, Whitson e Harris também serão homenageados em uma gala organizada pela Astronaut Scholarship Foundation, instituição que incentiva o avanço científico e apoia jovens estudantes promissores nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
Com essa celebração, o Hall da Fama reforça seu papel de preservar a história do programa espacial e de inspirar novas gerações a explorarem o universo e seus mistérios. Para os entusiastas do espaço, a visita ao Kennedy Space Center se torna ainda mais especial com a possibilidade de presenciar a inclusão de duas figuras tão relevantes no programa espacial americano.