A 19ª edição do SAHIC Hotel & Tourism Investment Forum – Latin America and The Caribbean teve início nesta segunda-feira (24), no Hotel Fairmont, no Rio de Janeiro, reunindo líderes do setor hoteleiro, investidores e representantes governamentais. O evento, que acontece até amanhã (25), conta com mais de 70 palestras, painéis e uma área de exposições, além de ativações de marca e experiências imersivas.
É a segunda vez que o Brasil recebe o encontro, que se consolidou como um dos principais fóruns de negócios para a hotelaria e o turismo na América Latina e no Caribe. Entre os participantes desta edição estão Thomas Dubaere (Accor), Gustavo Viescas e Maria Carolina Pinheiro (Wyndham), Andres Fajardo (GHL Hoteles), Ron Pohl (BWH Hotels), Bojan Kumer (Marriott), Abel Castro (Accor), Cristiano Gonçalvez (Hyatt) e Richard Rehwaldt (BWH Hotels).
Na abertura do evento, Arturo García Rosa, CEO e presidente do SAHIC Group, destacou o impacto da tecnologia no setor hoteleiro. Em uma ação simbólica, hologramas de J. Willard Marriott (fundador da Marriott) e Gérard Pélisson (cofundador da Accor) foram projetados para conectar passado e presente da indústria.
“Tal como Marriott e Pélisson, a indústria do turismo é feita por muitos personagens. E, claro, sabemos que todos os grupos têm suas histórias, mas o mais importante é que todos estamos trabalhando para uma caminhada rumo ao futuro”, afirmou García Rosa.
Autoridades destacam crescimento do turismo no Brasil
A abertura contou com a presença de Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Rio de Janeiro, e Carlos Henrique Menezes Sobral, secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos, que representou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Eduardo Paes ressaltou a relevância do evento para o Rio de Janeiro e para a indústria do turismo nacional. “É uma honra receber este evento no Rio de Janeiro. Nos próximos dois dias, o setor vai discutir a indústria de forma estratégica. Depois da pandemia, descobrimos que não havia mais tempo a perder e o turismo cresceu. Estamos de braços abertos e olhos atentos para a indústria”, afirmou o prefeito.
Gustavo Tutuca reforçou que o Rio de Janeiro voltou a registrar um fluxo turístico semelhante ao de 2024, impulsionado por eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. “Foram mais de 1,5 milhão de turistas no ano passado e hoje há carência de hotéis no estado”, comentou.
Já Carlos Henrique Menezes Sobral destacou o cenário nacional, que registrou mais de 90 milhões de viagens domésticas em 2024, e incentivou novos investimentos no setor. “Invistam no turismo; invistam no Brasil”, disse.
Estratégias e oportunidades no mercado hoteleiro
O primeiro painel do evento reuniu representantes de algumas das principais redes hoteleiras globais para debater estratégias de crescimento e perspectivas para a região.
Abel Castro, Chief Development Officer Americas da Accor, abriu o debate destacando a evolução da marca no Brasil desde sua chegada em 1975. “A Accor fez sua rodada de desenvolvimento a partir de ondas. Primeiro, investimos em hotéis. Depois, mostramos que o negócio era rentável e começamos a administrar. Agora, na terceira onda, estamos trabalhando sob o modelo de franquias”, explicou.
Maria Carolina Pinheiro, vice-presidente de Desenvolvimento América Latina da Wyndham Hotels & Resorts, enfatizou a importância do Brasil para a empresa. “O Brasil segue estratégico – somente em 2024 foram assinados 45 contratos, que somam 9,3 mil quartos”, revelou.
O Brasil também se mantém no radar de outras redes globais. Cristiano Gonçalvez, VP Development South America da Hyatt Hotels, reforçou a aposta da marca no país. “Estamos prontos para trabalhar e crescer no Brasil, especialmente com a Hyatt Select, nossa marca focada na conversão de hotéis midscale”, afirmou.
Richard Rehwaldt, vice-presidente Latin America da BWH Hotels, destacou os desafios da expansão no Brasil e as adaptações necessárias para o mercado local. “Estamos ampliando nossos investimentos em estrutura e equipe para crescer no país. Também estamos ajustando contratos e processos administrativos, incluindo a adoção de remuneração em reais e documentos legais em português”, explicou.
Já Andres Fajardo, CEO da GHL Hoteles, destacou os diferenciais da empresa. “Somos multimarcas, temos escala e muita vontade de crescer ainda mais”, disse.