Mianmar sofre maior terremoto em um século e impacta Tailândia e Vietnã

Mianmar foi atingido nesta sexta-feira (28) pelo maior terremoto registrado no país nos últimos 100 anos, com reflexos sentidos na Tailândia e no Vietnã. O tremor, de magnitude 7,7, colapsou edificações e levou à evacuação de milhares de pessoas em diferentes regiões. Em Bangcoc, capital tailandesa, um edifício desabou e o transporte público foi suspenso temporariamente. Além disso, voos da Myanmar National Airlines, companhia aérea estatal, foram cancelados devido ao impacto do terremoto.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do sismo foi registrado a 16 quilômetros a noroeste de Sagaing, em Mianmar, a uma profundidade de 10 quilômetros. O tremor ocorreu por volta das 13h21 no horário local de Bangcoc e foi o mais forte no mundo desde 2023, segundo dados compilados pela Bloomberg. Um segundo abalo, de magnitude 6,4, também foi registrado na mesma região.

O terremoto foi sentido com intensidade em diversas regiões da Tailândia, incluindo Bangcoc e Chiang Mai, provocando correria e paralisação temporária de serviços. O vice-primeiro-ministro tailandês, Prasert Jantararuangtong, informou que as telecomunicações foram afetadas e que houve suspensão dos serviços de transporte público, incluindo trens e ônibus.

Diante do impacto, a primeira-ministra tailandesa Paetongtarn Shinawatra determinou a criação de um centro de emergência 24 horas para coordenar a resposta das agências governamentais. “Estamos monitorando a situação de perto e garantindo que todas as medidas necessárias sejam tomadas para minimizar os danos”, declarou a líder do governo em uma transmissão ao vivo no Facebook.

Em Mianmar, que atualmente é governado por uma junta militar, as informações sobre os danos são limitadas devido ao controle estatal dos meios de comunicação e ao acesso restrito à internet. No entanto, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), há relatos de “danos significativos” na região central do país. A Cruz Vermelha também mencionou que estradas e prédios públicos foram afetados.

 

 

 

 

Últimas notícias

No terceiro dia da Convenção Schultz, agentes visitam o Jardim Botânico e Morretes; veja fotos

No terceiro dia da XVII Convenção Schultz, neste domingo...

Schultz apresenta novidades para agentes de viagens na XVII Convenção em Curitiba

Aconteceu neste sábado (29), no Centro de Convenções do...

Schultz reforça segurança financeira e estratégias para proteção nas vendas

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Durante a XVII Convenção da Schultz, Jalapão e Chapada das Mesas são apresentados

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Vital Card apresenta novos em planos e coberturas na XVII Convenção da Schultz

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Tópicos

spot_img

Relacionados