A 39ª Feira de Negócios Turísticos Ugart, realizada nos dias 28 e 29 de março, em Porto Alegre (RS), reuniu profissionais do setor em uma programação voltada para a promoção do turismo regional. A Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS) marcou presença no evento com iniciativas inovadoras, como um torneio inédito de beach tênis e um painel sobre o potencial turístico do estado.
Realizado pela primeira vez na feira, o Torneio de Beach Tênis reuniu cerca de 40 participantes, proporcionando um momento de lazer e interação entre os profissionais do trade turístico. A iniciativa foi bem recebida pelos participantes, que tiveram a oportunidade de praticar o esporte em meio à agenda de negócios.
“Para nós do turismo, que temos uma rotina muitas vezes estressante, esse é um momento de fazer uma atividade física, relaxar e confraternizar. Para alguns, ainda foi a oportunidade de aprender um novo esporte”, destacou João Augusto Machado, presidente da Abav-RS.
A Abav-RS também esteve representada no painel “O que o Rio Grande do Sul tem que o mundo precisa conhecer?”, que contou com a participação do secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, e mediação de Fabiani Angeli, presidente da União Gaúcha dos Operadores e Representantes de Turismo (Ugart). Durante o debate, foram discutidas ações para fortalecer o turismo local e impulsionar a economia do estado.
Machado ressaltou a importância do engajamento das agências de viagem na promoção dos destinos gaúchos.
“Muitas vezes viajamos pelo Brasil e pelo mundo em busca de experiências que também estão no nosso estado”, afirmou o presidente da Abav-RS.
Ele também apresentou campanhas desenvolvidas pela associação em parceria com a Secretaria de Turismo do RS, como o projeto “Litoral nas Quatro Estações” e uma nova iniciativa voltada para os destinos de inverno.
“Mostramos que os atrativos do litoral vão além da beira da praia, incluindo cachoeiras e parques. Agora, com a campanha de inverno, vamos evidenciar não só a Serra, mas também regiões como a Campanha Gaúcha, sempre enaltecendo nossa cultura e tradições”, explicou.
Já o secretário Ronaldo Santini destacou os esforços do governo na qualificação da infraestrutura turística e na ampliação da malha aérea do estado.
“O turismo não é apenas contemplação e lazer. É negócio, indústria, geração de emprego e renda. São mais de 80 cadeias produtivas que vivem do turismo, um setor transformador para qualquer economia”, pontuou Santini.