A Embratur, em parceria com o Sebrae Nacional, participa da IMEX Frankfurt 2025 entre os dias 19 e 22 de maio. Considerada uma das principais feiras globais voltadas ao turismo de negócios e eventos, a ação marca a apresentação do novo módulo do programa Brasil Travel Specialist (BTS), voltado ao segmento Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions (MICE). A proposta é capacitar, de forma online, o trade turístico internacional sobre produtos, destinos e serviços do Brasil, com foco na oferta segmentada.
Com foco no turismo MICE, a Embratur apresentará a capacidade do país para sediar eventos técnico-científicos, esportivos e culturais. A agência leva ainda seu portfólio de promoção e apoio à comercialização dos destinos brasileiros mais bem posicionados no ranking da International Congress and Convention Association (ICCA). Em 2024, o Brasil foi o único país latino-americano entre os 20 principais destinos globais, ocupando a 3ª posição nas Américas e a 20ª no mundo. Outro destaque é a promoção de iniciativas sustentáveis, que contribuem para a competitividade do país no mercado internacional.
No estande brasileiro, compradores e potenciais parceiros internacionais poderão conhecer a diversidade de opções para a realização de eventos associativos ou de incentivo, com infraestrutura adequada e conexão com a cultura e a natureza locais.
A expectativa, segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, é superar o número de reuniões e contatos comerciais registrados na edição anterior da feira. “A IMEX Frankfurt 2025 é uma oportunidade importante para o Brasil fortalecer sua imagem no mercado internacional. O MICE é um dos nossos segmentos prioritários. Buscamos ampliar nossa capacidade de atrair eventos, congressos e conferências. Nosso objetivo é gerar investimentos e negócios para o setor de Turismo. Por isso, estamos fazendo do estande brasileiro um ponto de encontro para profissionais do mundo todo que buscam destinos e parceiros para seus eventos e viagens de incentivo”, afirma.
Décio Lima, presidente do Sebrae, destaca a relevância dos pequenos negócios no setor. “As micro e pequenas empresas representam 97% do setor do Turismo no Brasil. Portanto, o Sebrae está inserido nessa agenda, que já se mostra revolucionária no potencial de geração de emprego e renda no país. O Turismo é um setor que o Brasil precisa, cada vez mais, dar visibilidade, e essa é justamente a proposta da atuação estratégica baseada em dados”, declara.
Mapa de oportunidades direciona ações do Brasil na IMEX
Durante o evento, a Embratur apresenta também a ferramenta Visit Brasil MICE Map – Brasil’s Key Economic Sectors. A estratégia mapeia os setores econômicos mais desenvolvidos em cada região, conectando-os às vocações produtivas locais e à prospecção de eventos internacionais.
Criado para impulsionar o turismo de negócios no Brasil, o MICE Map também promove o desenvolvimento regional, contribuindo para consolidar o país como destino competitivo e alinhado às tendências globais do setor.
“Ao conectar as cadeias produtivas regionais aos temas centrais de conferências e encontros setoriais, o MICE Map facilita uma abordagem mais direcionada e eficaz na atração de eventos. Isso gera sinergias com os setores econômicos locais, fortalece a atratividade dos destinos e amplia o legado das iniciativas realizadas no Brasil”, explica Freixo.
Estande da Embratur apresenta destinos e experiências brasileiras
O espaço da Agência na feira reúne mais de 20 destinos, entre eles Bahia (BA), Ceará (CE), Foz do Iguaçu (PR), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), além de empresas brasileiras do setor de Turismo. A proposta é destacar a diversidade natural, cultural e gastronômica do país, posicionando o Brasil como um destino completo para a realização de eventos.
“O objetivo é gerar negócios por meio da promoção dos produtos, destinos e serviços turísticos do segmento MICE, além de evidenciar nossas vantagens competitivas, como natureza e cultura. O Brasil está preparado para receber eventos de todos os portes e vamos destacar nossa infraestrutura, nossa conectividade aérea e a qualidade dos serviços prestados por profissionais altamente capacitados”, complementa Freixo.
Brasil Travel Specialist apresenta módulo voltado ao MICE
Lançada em janeiro, a plataforma Brasil Travel Specialist é voltada a agentes de viagens e operadores de turismo ao redor do mundo. Durante a IMEX, a Embratur apresenta o módulo voltado ao segmento MICE, com informações específicas sobre os destinos brasileiros e treinamentos direcionados.
Segundo Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, a plataforma facilita a comercialização do Brasil nos mercados estratégicos. “O objetivo é oferecer todo o suporte ao agente de viagens estrangeiro em sua jornada de vendas. Assim, esses profissionais poderão selecionar os destinos ideais para cada perfil de cliente, promovendo as melhores experiências. Por ocasião da IMEX Frankfurt, estamos lançando o módulo específico para o MICE, com informações segmentadas sobre esse público, dada sua importância em termos de volume, sazonalidade e tíquete médio”, explica.
Vale dizer que o Brasil também entrou no Top 15 global de turismo de negócios e lidera na América Latina.