A Iberia movimentou €13,227 bilhões na economia espanhola em 2024, valor equivalente a 0,87% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, e gerou mais de 177 mil empregos no país, segundo relatório elaborado pela consultoria PwC. A análise considera não apenas as atividades diretas da companhia aérea, mas também os efeitos provocados pelos turistas transportados, consolidando o papel da Iberia como uma das principais alavancas de geração de riqueza na Espanha.
A contribuição direta da companhia foi de €4,388 bilhões, com 34.482 empregos gerados em tempo integral. Já os passageiros transportados — especialmente os turistas internacionais — foram responsáveis por uma injeção adicional de €8,839 bilhões no PIB e pela criação de 142.987 empregos em setores como hotelaria, comércio, gastronomia, cultura e entretenimento.
Em 2024, a Iberia transportou 31,7 milhões de passageiros, sendo 8,1 milhões turistas que desembarcaram na Espanha, dos quais 5,8 milhões vieram do exterior — com destaque para Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, México, Brasil e Colômbia. O impacto total foi calculado com base no modelo econômico Social Accounting Matrix (SAM), que mensura efeitos diretos, indiretos e induzidos.
“Esses dados demonstram a contribuição do setor aéreo — e, em especial, da Iberia — para a sociedade, tornando real nosso propósito: gerar prosperidade conectando pessoas com o mundo”, afirmou Diego Fernández, diretor de Estratégia, Transformação e Sustentabilidade da Iberia.
A atuação da companhia também reforça seu compromisso social. A Iberia mantém parcerias com cerca de 20 organizações sociais em frentes que incluem saúde infantil, educação, apoio a refugiados e inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, todos os voos da companhia estão disponíveis gratuitamente para o transporte de órgãos, em colaboração com a Organização Nacional de Transplantes (ONT).
No plano doméstico, a Iberia também se destaca como agente de coesão territorial, especialmente com as rotas que conectam a península às ilhas, que representam 29% dos voos domésticos da companhia. A América Latina, por sua vez, é um dos principais mercados internacionais da aérea, com destaque para as rotas diárias que ligam Madri a México, Colômbia e Argentina.
Paralelamente ao impacto econômico, a Iberia promove neste mês o Espacio Iberia Madrid, sua pop-up imersiva instalada na Serrería Belga, no coração da capital espanhola. O espaço estará aberto ao público até 22 de junho e oferece uma experiência interativa com degustação do menu da classe Business, simuladores de voo, realidade virtual e apresentação de novidades como o modelo A321XLR. Clientes Iberia Plus poderão participar de experiências exclusivas com atendimento de bordo personalizado, em um ambiente que recria as cabines do A350 de nova geração.