São Paulo (SP) – Com o objetivo de consolidar Natal (RN) como destino também para o segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, and Exhibitions), o Natal Convention Bureau e a Emprotur promoveram, nesta terça-feira (3), mais uma edição do “Discover Rio Grande do Norte”, realizado no restaurante Camarões, em São Paulo. O encontro reuniu 18 empresas associadas ao Convention potiguar e apresentou as potencialidades do estado para eventos corporativos.
“A primeira edição foi muito bacana, porque a gente pôde enxergar nas pessoas que elas realmente não enxergavam Natal como destino de eventos. ‘Nossa, mas vocês têm todos esses fornecedores? Que bacana esses espaços para eventos’. Então foi exatamente isso: abrir o olhar de quem só pensava em Natal como destino de férias”, afirmou Jarbiana Costa, presidente executiva da Natal Convention Bureau. De acordo com ela, o evento gerou resultados concretos em 2024 e já trouxe novas demandas para 2025.

A proposta do Discover é reforçar o posicionamento do Rio Grande do Norte como destino de negócios, sem deixar de lado a sua vocação turística. “Estamos aqui com 18 empresas associadas para apresentar Natal a esses players do Brasil todo e mostrar por que em Natal ser feliz é o melhor negócio”, completou. Para ampliar essa frente, a Emprotur e o Convention estão planejando realizar a ação em outras praças estratégicas e realizarão, no segundo semestre, a segunda edição do RN Experience MICE, levando compradores para vivenciar o destino in loco.
Entre os principais atrativos para o segmento, o destaque vai para o Centro de Convenções de Natal. “O Centro de Convenções é o mais bem localizado do Brasil. Ele fica de frente para o mar, com vista para o Morro do Careca, na frente da rede hoteleira. A logística é muito barateada”, explicou Jarbiana. Com capacidade para até 13 mil pessoas, o equipamento é vizinho a hotéis que também comportam eventos entre 150 e 1.500 participantes.

Segundo dados da Emprotur, mais de 20 mil turistas que estiveram em Natal entre março e outubro de 2024 participaram de eventos, justamente no período tradicionalmente considerado de baixa temporada. O impacto é sentido também no fluxo total de visitantes: o estado registrou crescimento de 15% no número de turistas em 2024, com cerca de 2,3 milhões de visitantes.
“O nosso objetivo é realizar cada vez mais eventos como esse, que posicionem o segmento em vários mercados. A nossa intenção é que a gente tenha cada vez menos baixas temporadas. O segmento de eventos consegue suprir essa demanda nos períodos entre os picos do lazer”, destacou Nayara Santana, diretora de Promoção da Emprotur.
Além do trabalho conjunto com o setor privado, os órgãos do estado têm intensificado a divulgação institucional do destino. “Semana passada estávamos em Brasília divulgando Natal como destino de eventos. E no RN Experience MICE, a gente reúne os principais fornecedores e simula eventos para mostrar na prática que temos bons profissionais”, explicou Nayara. O modelo já começa a surtir efeito: segundo ela, o estado entrou no ranking dos 10 destinos brasileiros mais procurados para eventos internacionais, conforme levantamento recente da ICCA (International Congress and Convention Association).

Para além das cifras e da estrutura, a diretora de Promoção da Emprotur reforçou a experiência como diferencial. “Natal já é muito consolidada como destino de lazer. Mas queremos que os players do mercado enxerguem que é também um lugar com infraestrutura para receber qualquer tipo de evento, com mão de obra qualificada e empresas referências a nível nacional.”
E o recado final é o slogan do evento “Em Natal, ser feliz é o melhor negócio”.