A Accor, grupo líder global em hospitalidade, deu mais um passo rumo à modernização do setor ao implementar totens de autoatendimento para check-in em duas unidades da rede Ibis budget em São Paulo: Jardins e Frei Caneca. A iniciativa, que permite concluir todo o processo de recepção em cerca de 90 segundos, já apresenta resultados expressivos, com redução de 70% a 80% no tempo de atendimento, e está prevista para ser replicada em outros hotéis da rede no Brasil e nas Américas.
A tecnologia oferece aos hóspedes um processo ágil e intuitivo. Antes mesmo da chegada, o cliente recebe um link para preenchimento de dados, envio de documentos e reconhecimento facial. No hotel, basta confirmar as informações no totem, efetuar o pagamento, se necessário, e gerar a chave eletrônica do quarto. Todo o processo elimina filas e reduz o tempo de espera, sem comprometer a segurança ou a personalização do atendimento.
Segundo Marcelo Salomão, SVP de Tecnologia da Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy, “a implementação do totem de auto check-in é um avanço significativo para a Accor e para a hotelaria como um todo. Estamos sempre em busca de soluções que tragam mais praticidade e agilidade para nossos hóspedes, sem abrir mão da excelência no atendimento”.
A plataforma foi desenvolvida em parceria com as empresas Tag Express e Grupo Line, e conta com o suporte de fornecedores homologados como Fiserv, Assa Abloy e Onity. Todo o sistema respeita rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia. O uso do reconhecimento facial, exclusivo para validação de identidade, garante uma camada adicional de segurança, enquanto os dados dos usuários são armazenados em ambiente seguro na nuvem.
Na prática, o impacto é sentido tanto pelos hóspedes quanto pela equipe. Amanda Amorim, gerente geral do ibis budget São Paulo Jardins, destaca: “A aceitação dos hóspedes tem sido excelente. Reduzimos significativamente as filas e conseguimos acomodar mais pessoas em menos tempo”.
Além de beneficiar os viajantes, a tecnologia também aprimora a rotina operacional dos hotéis. “O sistema libera os colaboradores para oferecerem um atendimento mais personalizado, focado nas necessidades do hóspede, o que eleva a qualidade da experiência do cliente e torna a operação mais eficiente”, acrescenta Olivier Hick, COO da Accor Brasil.
Com a boa receptividade da novidade, a Accor já estrutura sua expansão para novas unidades no Brasil e no exterior. A longo prazo, o plano é consolidar o auto check-in como novo padrão operacional da rede — e, eventualmente, licenciar a tecnologia para outros players do setor, reforçando seu protagonismo em inovação, experiência do cliente e eficiência operacional na indústria da hospitalidade.