A nova edição do Connection Terroirs do Brasil já começa a ser desenhada. Nesta semana, os CEOs Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, ao lado da Cristina Petry, gerente de eventos, estiveram em Brasília para uma reunião com representantes do Sebrae Nacional. O encontro teve como foco a avaliação da edição recém realizada em Gramado e a construção de ideias para 2026, com o objetivo de ampliar ainda mais o alcance e impacto do projeto.
Segundo Eduardo Zorzanello, o momento também serviu para reforçar a parceria institucional com o Sebrae. “Nós fizemos uma avaliação desta edição do Connection e já trabalhamos ideias para ampliar o evento. Existe o intuito de incentivar ainda mais o desenvolvimento de territórios através dos produtos de origem”, comentou Zorzanello.
A edição de 2025 reuniu 1.876 participantes no palco de conteúdo e trouxe à Rua Coberta 52 produtos com Indicação Geográfica (IG), representando 16 estados brasileiros. Além disso, 14 Agroindústrias Familiares do Rio Grande do Sul participaram com produtos típicos e artesanais. Entre os itens em exposição, estavam queijo da Serra da Canastra (MG), panelas de barro de Roraima, doces de Pelotas (RS), cafés do Espírito Santo, vinhos do Vale dos Vinhedos (RS), balas de banana do Paraná, guaraná da Amazônia, açafrão de Goiás e camarão do Ceará, entre outros.
Na Alameda Terroir, foram servidos 420 litros de café ao longo da programação. O palco de conteúdo recebeu 15 palestrantes, e a Arena Gastronômica sediou 16 aulas-show com chefs que utilizaram ingredientes com certificação de origem.
O evento ainda promoveu um circuito gastronômico com 16 restaurantes e 14 parques, além de visitas técnicas com imprensa e criadores de conteúdo a atrativos como o Parque Olivas de Gramado, Garden Parque, Café Colonial Della Nonna e o Marco Zero de Gramado.
A programação internacional também esteve presente, com duas conexões com países referência no tema: Itália, pela forte tradição em produtos certificados, e Costa Rica, destacada mundialmente pelo turismo sustentável.