BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Feira EBS destaca avanço do ESG na hotelaria e eventos, mas aponta desafios

Pesquisa inédita revela que práticas sustentáveis ganham espaço, mas ainda esbarram em dificuldades operacionais e de governança

A Feira EBS 2025, realizada em São Paulo, consolidou-se mais uma vez como referência no debate sobre o futuro dos eventos corporativos e da hotelaria no Brasil. Um dos destaques desta edição foi a apresentação de uma pesquisa inédita sobre a maturidade ESG (Ambiental, Social e Governança) aplicada a 90 empresas do setor. O levantamento foi conduzido pela consultoria Criativista ESG4, em parceria com o Grupo R1.

Os dados, divididos em dois recortes — hotelaria e eventos —, revelam avanços importantes, mas também desafios significativos. No setor hoteleiro, os resultados mostram que ações como redução do consumo de água e energia, eliminação de plásticos de uso único e programas de reuso de enxovais já são realidade em 100% dos hotéis avaliados. Ações sociais e de diversidade também estão bem consolidadas. Por outro lado, práticas mais robustas, como monitoramento de emissões e compensação de carbono, ainda são pouco adotadas: apenas metade dos hotéis mede suas emissões de CO₂ e somente um deles realiza compensação.

Na indústria de eventos, a pesquisa seguiu os parâmetros dos 12 compromissos ESG da UBRAFE, alinhados às diretrizes globais da UFI. O levantamento revelou que 86,2% dos entrevistados valorizam fornecedores e parceiros que seguem práticas ESG e 69% acreditam que suas próprias empresas devem implementar os princípios nas operações.

Esses resultados foram debatidos durante o painel “Maturidade ESG em Eventos”, no Congresso MICE Brasil, com participação de Raffaele Cecere, CEO do Grupo R1; Paulo Ventura, diretor do Expo Center Norte; e Leandro Pimenta, CEO da tg.mob. A mediação ficou a cargo de Alexis Pagliarini, CEO da Criativista ESG4, que também liderou o estudo.

“Aos poucos, o ESG deixa de ser uma ação isolada e passa a fazer parte do planejamento estratégico das empresas. Esse é o caminho do ESG 2.0. Mas ainda há muitas organizações nos primeiros passos, o que reforça a importância de eventos como este”, destacou Pagliarini.

Os especialistas foram unânimes em afirmar que a evolução do ESG exige mais do que boas intenções — requer mudanças estruturais, governança sólida e uma atuação que vá além do marketing verde. A governança, aliás, foi apontada como o ponto mais crítico para a maioria das empresas, que ainda tratam sustentabilidade como uma ação pontual e não como parte da cultura corporativa.

“O ESG não é modismo. É uma exigência que vem do mercado, da sociedade e do planeta. E a Feira EBS cumpre seu papel ao trazer esse debate para o centro do nosso setor”, afirmou Marcello Baranowsky, CEO do Grupo EBS.

Com o sucesso da 23ª edição, a Feira EBS já confirmou sua próxima edição para os dias 27 e 28 de maio de 2026, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, prometendo aprofundar ainda mais as discussões sobre sustentabilidade, inovação e desenvolvimento no setor MICE e na hotelaria.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Entre pinheiros, sabores e silêncios

Campos do Jordão reposiciona sua imagem, rompe a sazonalidade e se firma como destino de quatro estações com experiências culturais, naturais, gastronômicas e de luxo

IPW 2025 em Chicago deve gerar...

Líderes do Turismo dos EUA celebram a diversidade, o potencial econômico e a hospitalidade de Chicago como sede do IPW 2025

Israel fecha embaixada em Brasília e...

Decisão ocorre em meio à escalada de tensão entre os dois países; não há previsão para reabertura das unidades diplomáticas

Campos do Jordão espera 400 mil...

Com temperaturas baixas, gastronomia requintada e programação variada, cidade marca início da alta temporada de inverno

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

NEWSLETTER

    AGENDA

    IPW

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS