O Rio Othon Palace encerrou o primeiro trimestre de 2025 com resultados robustos, impulsionados pela recuperação do turismo no Rio de Janeiro e por uma gestão focada na eficiência operacional. Entre janeiro e março, a empresa registrou um aumento de 35,8% na receita total em comparação com o mesmo período de 2024, com destaque para o crescimento de 37,1% no receita por quarto disponível (Revpar) e da ocupação média em 89,2%. O EBITDA registrou um aumento de 47,65%.
“O primeiro trimestre de 2025 foi excelente! Os números refletem a eficiência na gestão de despesas e o sucesso na alavancagem operacional que foi gerada a partir da modernização de ativos. Podemos atribuir nosso excelente desempenho ao fortalecimento da distribuição direta, com investimentos em tecnologia e CRM; à revisão de tarifas e à segmentação dos nossos hóspedes e clientes, o que permitiu o aumento da arrecadação em períodos de alta demanda e às reformas realizadas no rooftop e a abertura do quiosque Wave by Othon. Um conjunto de ações que permitiu o nosso reposicionamento frente à concorrência e agregou valor ao nosso serviço”, destaca Jorge Chaves, diretor comercial e de operações de Hotéis Othon.
A combinação de planejamento a longo prazo, execução disciplinada e a retomada do turismo na cidade foram essenciais para o registro de números tão positivos. A diária média subiu 21%, resultado do reposicionamento das unidades. “Tivemos a consolidação de eventos estratégicos no Rio, o que fortaleceu nossa performance”, complementou o executivo.
A expectativa para o segundo trimestre é de continuidade no crescimento, com campanhas direcionadas ao período das férias, em julho, e a grandes eventos que terão o Rio de Janeiro como sede. A empresa também avança na concretização de parcerias internacionais e em mais reformas do Rio Othon Palace.
“Estamos muito otimistas e seguimos com o plano de retrofit para mais quatro andares, com entrega prevista para a metade deste ano, totalizando 100 apartamentos em um novo conceito. Além disto, nossa equipe tem passado por treinamentos do nosso programa de desenvolvimento profissional, contribuindo para uma equipe ainda mais preparada. Passando pelo período de baixa/média estação acima de nossas expectativas, nossa meta é superar em 20% os resultados do segundo semestre de 2024, que já haviam sido fortemente impulsionados pela realização da reunião do G-20”, ressalta Chaves.
Nos últimos anos, Hotéis Othon vem passando por uma transformação histórica, com a reestruturação de passivos e a adoção de processos mais eficientes. “Desde 2018, registramos crescimento constante da receita e uma melhora consistente nos indicadores de rentabilidade. Hoje, temos uma operação financeiramente saudável”, afirma o diretor de Hotéis Othon.
O executivo também ressaltou os avanços da empresa nas práticas ESG, com a redução no consumo de energia e água, especialmente nas áreas que estão sendo renovadas, e o apoio a projetos sociais focados em diversidade e formação profissional.
“Esse novo momento de Hotéis Othon é resultado de uma gestão com propósito, visão estratégica e atuação colaborativa”, conclui Jorge Chaves.