A Latam e a Audi do Brasil anunciaram, nesta terça-feira (24), a ampliação de sua parceria para o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (SP), principal centro de conexões da companhia aérea no País. O serviço de embarque remoto em veículos 100% elétricos, voltado exclusivamente para os passageiros da categoria Black Signature do programa Latam Pass, passa a operar diariamente no Terminal 3, para voos internacionais.
A frota disponível em Guarulhos inclui seis veículos da marca alemã, entre eles cinco unidades do Audi Q8 e-tron e uma do superesportivo RS e-tron GT. O transporte será feito por trechos, com capacidade para até três passageiros por viagem, sempre acompanhados por um membro da equipe de Special Services da Latam. No desembarque, o trajeto inverso até o terminal também será oferecido de forma prioritária.
“Amanhã começa a operação. Estamos muito contentes com esse avanço na experiência que oferecemos aos nossos clientes. Colocar essa operação no Terminal 3 é uma excelente conquista”, conta Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do Latam Airlines Group, em entrevista ao Brasilturis.

Fidelização e parceria
A novidade da parceria com a Audi reforça o investimento da Latam na fidelização de clientes e na oferta de serviços premium. “Se você pensa em todo o reposicionamento do Latam Pass, com mais facilidade para usar milhas e bônus, além da qualificação, tudo está alinhado a esse esforço de entregar algo especial. Recentemente fomos reconhecidos pela Skytrax como a melhor companhia da América do Sul, o que nos enche de orgulho”, complementa Miranda.
A operação do serviço em Guarulhos representa a segunda etapa da parceria com a Audi, que estreou em Congonhas (SP) há cerca de um ano e meio e já realizou mais de 80 mil traslados. “A demanda em Congonhas é grande e esperamos um volume ainda maior em Guarulhos. Vamos entender rapidamente os números e avaliar o desempenho”, comenta o executivo.
De acordo com a companhia, aproximadamente 10% dos embarques em voos internacionais da Latam no Terminal 3 são realizados de forma remota — perfil atendido pelo novo serviço. Em um ano e meio de parceria, a parceria foi responsável por mais de 80 mil traslados em Congonhas.
Do lado da montadora, a iniciativa também tem gerado retorno positivo. “Os clientes têm a chance de testar os carros durante o transfer e depois procuram as concessionárias. Já recebemos relatos de pessoas que estão colecionando as cores dos veículos com que andaram”, afirma Philippe Siffert, diretor Financeiro da Audi no Brasil.
Segundo Siffert, a parceria com a Latam tem sido importante para promover os veículos elétricos da marca, alinhada à sua estratégia global de eletrificação. “Essa experiência premium começa ainda no solo e ajuda a divulgar nosso portfólio de modelos elétricos. É uma ação de visibilidade com resultados práticos”, destaca.

Latam Lounge
Além do serviço com a Audi, a Latam também já iniciou a construção do novo Latam Lounge em Guarulhos, previsto para ser inaugurado até o fim de 2026. Com cerca de quatro mil e setecentos metros quadrados e investimento de R$ 115 milhões, o espaço será o maior da América Latina, seguindo o conceito de hospitalidade sustentável já adotado em Santiago (Chile).
Atualmente, Guarulhos concentra a maior operação da Latam no Brasil, com mais de 1,4 mil voos semanais para mais de 75 destinos. Em 2024, a companhia transportou 5,8 milhões de passageiros internacionais pelo terminal, volume recorde segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Clientes das categorias superiores do Latam Pass já contam com check-in exclusivo, atendimento prioritário e acesso ao Latam Lounge em voos internacionais.
Apesar dos avanços, Miranda descarta, por ora, um modelo de transporte que inclua o trajeto entre a residência do passageiro e o aeroporto, como já adotado por companhias internacionais. “Não está no nosso radar ainda. Considerando o trânsito de São Paulo, talvez só com um helicóptero da Audi mesmo”, brinca o executivo.