O programa Destino Futuro, criado para impulsionar soluções tecnológicas e sustentáveis voltadas ao turismo nacional, concluiu mais uma etapa nesta semana com o anúncio dos projetos selecionados para sua nova fase. A divulgação ocorreu na quarta-feira (9), em ação conjunta entre a Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), Embratur e o Porto Digital, hub de inovação com sede em Recife (PE). A lista completa dos projetos aprovados pode ser conferida no site oficial do programa: destinofuturo.
Resultado de uma parceria estratégica entre instituições públicas e o setor de inovação, o programa teve adesão significativa de empresas do setor turístico e startups interessadas em transformar o turismo por meio de propostas disruptivas que aliam tecnologia, sustentabilidade e impacto social.
“O programa Destino Futuro nasceu da convicção de que o turismo é um ativo estratégico para o desenvolvimento da nossa Região. Tivemos uma excelente adesão das empresas de turismo e de tecnologia ao nosso edital e chegamos à nova etapa da seleção com projetos inovadores que têm potencial de impactar positivamente o mercado, gerando emprego e renda, inclusão social e com a atração de mais empreendimentos e turistas ao País”, afirmou Danilo Cabral, superintendente da Sudene.
As propostas submetidas foram avaliadas com base em critérios técnicos como grau de inovação, viabilidade operacional e impacto econômico e social. As duplas classificadas agora seguem para uma etapa de imersão técnica, na qual contarão com a mentoria de especialistas para o aprimoramento dos projetos antes da seleção final.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a qualidade das iniciativas mostra a força do ecossistema brasileiro de inovação. “Cada projeto que avançou nesta etapa reforça a nossa crença no imenso potencial do Brasil. A decisão foi difícil diante do alto nível das propostas que recebemos, que conectam de forma brilhante tecnologia, sustentabilidade, inovação e turismo.”
A nova fase será crucial para refinar as soluções e verificar seu potencial de aplicação prática no mercado turístico. A expectativa é que os projetos finalistas avancem para a execução com o apoio de recursos e infraestrutura oferecidos pelos organizadores do programa.
“O programa Destino Futuro reafirma nosso compromisso em construir um futuro mais inovador no Brasil. Os projetos selecionados neste pitch intermediário demonstram a capacidade do ecossistema em gerar soluções que não apenas transformam o turismo, mas também criam valor e oportunidades para a sociedade”, comentou Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.
Com um investimento total de R$ 2,8 milhões, o Destino Futuro se posiciona como uma das principais iniciativas nacionais para a transformação digital do setor turístico. Além de fomentar novos produtos e experiências, o programa busca consolidar o Brasil como referência global em turismo sustentável e inovador.