Monte Verde (MG), um dos destinos mais procurados do Sul de Minas durante o inverno, voltou a liderar o ranking de temperaturas mínimas no Brasil nesta quarta-feira (16), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Pelo segundo dia consecutivo, o distrito de Camanducaia registrou o clima mais frio do país, com -0,3ºC. A forte geada transformou a paisagem local, cobrindo a vegetação e as construções com uma camada de gelo, reforçando o charme da vila mineira em plena temporada de inverno.
O fenômeno climático reforça o apelo turístico da região, que atualmente recebe o festival Inverno nas Montanhas, com apresentações musicais gratuitas programadas para todos os fins de semana até o fim de julho. A baixa temperatura é vista por moradores e visitantes como um atrativo a mais, que contribui para o clima europeu da localidade.
“O frio intenso cria um ambiente ainda mais encantador no nosso charmoso vilarejo e é um atrativo especial para os turistas que visitam o distrito, que voltou a ficar com as suas paisagens esbranquiçadas pela geada”, ressalta Rebecca Wagner, presidente da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região).
A ocorrência de temperatura negativa em Monte Verde não é inédita neste ano. No último dia 25 de junho, a região já havia registrado -3ºC, também acompanhada de geada. Desde então, as condições climáticas têm favorecido o turismo sazonal, com picos de procura por hospedagens, gastronomia local e experiências ao ar livre, especialmente entre casais e famílias.