O inverno chegou e, nesta época, os destinos da estação costumam receber um volume maior de tuirtas, ainda mais porque a data coincide com o início das férias de julho. A Agência de Notícas do Turismo listou alguns destinos brasileiros para quem gosta de lugares com temperaturas mais frias:

  • Guaramiranga (CE): apesar do Nordeste ser conhecido pelo calor, a região surpreende com o frio da serra em meio à Mata Atlântica. Conhecida como a “Suíça Cearense”, o local conta com uma beleza natural aliada a uma chuva fina e belas ruas pitorescas, com comércio ao estilo colonial.
  • Areia (PB): a cidade, detentora de 12 graus Celsius (ou menos) na estação mais fria do ano no país, oferece atrações para os visitantes, como a Rota Cultural Caminhos do Frio, evento que acontece na região do Brejo Paraíba (da qual Areia faz parte). Além disso, os turistas podem aproveitar a visita para conhecer os atrativos históricos da cidade e os engenhos da região.
  • Piatã (BA): nesse período os termômetros marcam cerca de cinco graus Celsius. Além do frio, o visitante vai conhecer a beleza natural da região da Chapada, onde a natureza é rica em biodiversidade, com morros, rios e cachoeiras. Degustar de uma gastronomia requintada também faz parte do roteiro de quem visita o local.
  • Cunha (SP): com um charme europeu, o frio deixa os atrativos da cidade ainda mais aconchegantes. Entre as atrações, há cultura, já que o local é reconhecido pela arte de ceramistas, que abrem as portas dos ateliês para o público. E, também, muita natureza, para aproveitar as belezas das matas e cachoeiras de Cunha.
  • Brumadinho (MG): o município mineiro é a casa do museu Inhotim, o maior em arte contemporânea a céu aberto do mundo, que contempla um jardim botânico e muita cultura, educação e sustentabilidade em um só lugar. Aproveite Brumadinho também se hospedando nas charmosas acomodações da cidade e participando do Festival de Inverno.
  • Caldas Novas (GO): em Caldas Novas o turista pode tomar um banho quentinho nas águas termais que atingem 34 graus Celsius e espantam a “friaca” da noite. Aproveite também para visitar os atrativos da região, como o Jardim Japonês, o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas.
  • Cambará do Sul (RS): em Cambará do Sul, o turista vai precisar de casaco, cachecol, gorro e luvas, pois no inverno as temperaturas caem bastante. Seja para se aventurar nos imponentes cânions (o inverno é o momento ideal para avistá-los) ou para curtir aquele friozinho perto da lareira, tomando um vinho ou chocolate quente.
  • Urubici (SC): o clima gelado coloca a cidade na rota das mais frias do país, com manhãs branquinhas de geada (e até de neve) e noite congelantes. A “Sibéria Brasileira” é o destino perfeito para ficar em volta da lareia e da fogueira, degustar delícias da culinária sulista e aproveitar atrações gratuitas. Mas Urubici também é considerado um destino de natureza. Aproveite o dia para avistar as belezas de cânions, mirantes e fazer trilhas.

Leia também: VITAL CARD OFERECE COBERTURA PARA ESPORTES DE INVERNO