BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39

Expo Fórum Visite São Paulo apresenta guia de acessibilidade e destaca boas práticas

São Paulo (SP) – No Expo Fórum Visite São Paulo Edição Capital, realizado hoje no Novotel Jaraguá, o tema da acessibilidade no turismo foi abordado em um painel dedicado a discutir boas práticas para tornar o setor mais inclusivo, além da oportunidade em apresentar o guia de acessibilidade da caital paulista.

O evento contou com a presença de especialistas e representantes do segmento, incluindo Dika Vidal, Secretária Adjunta da Secretaria Municipal Pessoa com Deficiência; Roberta Pontes, Assessora Técnica na Coordenação de Políticas e Projetos de Inclusão – SMPED; e Jéssica Paula, jornalista e empreendedora.

Durante o painel, Roberta destacou que a acessibilidade vai além das necessidades das pessoas que utilizam cadeira de rodas, englobando diferentes tipos de deficiência e a importância de reconhecer a individualidade de cada pessoa. “As barreiras urbanísticas, comunicacionais, tecnológicas e atitudinais devem ser consideradas, sendo esta última de extrema importância para garantir o acesso das pessoas com deficiência aos espaços”, explicou.

Em relação à terminologia, Roberta ressaltou a importância de utilizar o termo “Pessoa com Deficiência”, evitando expressões antigas e inadequadas, como “portador de necessidades especiais”. Ela enfatizou que é essencial prestar atenção em comportamentos inconscientes que podem ser prejudiciais, como apoiar-se na cadeira de rodas de alguém sem permissão.

Dika, por sua vez, enfatizou a necessidade de intermediar a relação entre as empresas e as pessoas com deficiência, visando ampliar o acesso dessas pessoas aos serviços oferecidos.

Já Jessica ressaltou a importância da liberdade e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições, e apresentou um guia sobre os principais pontos de São Paulo em relação à acessibilidade. “Precisamos fornecer informações de qualidade e garantir que todos tenham acesso aos serviços e espaços da cidade”, afirmou a representante que desenvolveu o guia de acessibilidade.

Além disso, dados apresentados durante o painel destacaram a relevância da acessibilidade no turismo, com mais de 1,3 bilhão de pessoas com deficiência no mundo, 18 milhões no Brasil e 3,7 milhões em São Paulo. O guia desenvolvido visa melhorar a rota de acesso, a circulação interna e externa e a experiência das pessoas com deficiência na cidade.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

BLTA apresenta Anuário e destaca crescimento...

Anuário 2024 da BLTA mostra avanço do turismo de luxo no Brasil, com crescimento de receita, alta da diária média e maior engajamento em sustentabilidade

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

GBTA Insights: IA otimiza, mas papel...

Evento GBTA Insights da Kontik destacou que IA agiliza processos, mas curadoria e interação humana segue essencial

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS