BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Expo Fórum Visite São Paulo apresenta guia de acessibilidade e destaca boas práticas

São Paulo (SP) – No Expo Fórum Visite São Paulo Edição Capital, realizado hoje no Novotel Jaraguá, o tema da acessibilidade no turismo foi abordado em um painel dedicado a discutir boas práticas para tornar o setor mais inclusivo, além da oportunidade em apresentar o guia de acessibilidade da caital paulista.

O evento contou com a presença de especialistas e representantes do segmento, incluindo Dika Vidal, Secretária Adjunta da Secretaria Municipal Pessoa com Deficiência; Roberta Pontes, Assessora Técnica na Coordenação de Políticas e Projetos de Inclusão – SMPED; e Jéssica Paula, jornalista e empreendedora.

Durante o painel, Roberta destacou que a acessibilidade vai além das necessidades das pessoas que utilizam cadeira de rodas, englobando diferentes tipos de deficiência e a importância de reconhecer a individualidade de cada pessoa. “As barreiras urbanísticas, comunicacionais, tecnológicas e atitudinais devem ser consideradas, sendo esta última de extrema importância para garantir o acesso das pessoas com deficiência aos espaços”, explicou.

Em relação à terminologia, Roberta ressaltou a importância de utilizar o termo “Pessoa com Deficiência”, evitando expressões antigas e inadequadas, como “portador de necessidades especiais”. Ela enfatizou que é essencial prestar atenção em comportamentos inconscientes que podem ser prejudiciais, como apoiar-se na cadeira de rodas de alguém sem permissão.

Dika, por sua vez, enfatizou a necessidade de intermediar a relação entre as empresas e as pessoas com deficiência, visando ampliar o acesso dessas pessoas aos serviços oferecidos.

Já Jessica ressaltou a importância da liberdade e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições, e apresentou um guia sobre os principais pontos de São Paulo em relação à acessibilidade. “Precisamos fornecer informações de qualidade e garantir que todos tenham acesso aos serviços e espaços da cidade”, afirmou a representante que desenvolveu o guia de acessibilidade.

Além disso, dados apresentados durante o painel destacaram a relevância da acessibilidade no turismo, com mais de 1,3 bilhão de pessoas com deficiência no mundo, 18 milhões no Brasil e 3,7 milhões em São Paulo. O guia desenvolvido visa melhorar a rota de acesso, a circulação interna e externa e a experiência das pessoas com deficiência na cidade.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Befly promove imersão sobre a Austrália...

Qantas anuncia retomada da emissão de passagens no Brasil durante noite promovida pela BeFly em parceria com Visit Melbourne

Feira EBS reforça valor estratégico dos...

Congresso MICE debate cultura data driven, geração de negócios e bastidores das grandes produções no setor corporativo

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS