BRL - Moeda brasileira
EUR
6,36
USD
5,65

AquaRio lança campanha focada na preservação do manguezal

O AquaRio, em uma iniciativa voltada para a educação ambiental e a preservação dos ecossistemas, lançou a campanha “Manguezal: berçário da vida”. A ação faz parte do projeto anual “Conexões: a biodiversidade em nós” e visa aumentar a conscientização sobre a importância dos manguezais, ecossistemas costeiros fundamentais para a biodiversidade e a proteção das zonas litorâneas.

Realizada em parceria com a Rede Nós da Guanabara e o Projeto do Mangue ao Mar, desenvolvido pela ONG Guardiões do Mar em convênio com a Transpetro, a campanha inclui uma série de atividades imersivas, exposições interativas e rodas de conversa. O objetivo é engajar o público, especialmente comunidades tradicionais, na conservação e regeneração desses ambientes cruciais.

Ao visitar o AquaRio, os participantes serão recebidos por uma exposição que recria três ecossistemas: restinga, manguezal e mar aberto. Três espaços educativos, denominados “Fontes de Conhecimento”, foram projetados para proporcionar experiências interativas que abordam a biodiversidade dos manguezais, a ecologia dos organismos que habitam esses ambientes e as práticas culturais das comunidades que dependem deles. Após explorar esses espaços, os visitantes podem se envolver em atividades interativas, incluindo um tabuleiro humano que incentiva a reflexão sobre a conservação da biodiversidade.

A campanha também promove as rodas de conversa “AquaEduca — Saberes dos Povos do Mar, Juventudes e Comunidades Tradicionais”, que ocorrerão mensalmente no auditório do AquaRio. Esses encontros visam fomentar o diálogo entre comunidades locais, jovens e especialistas, abordando temas como turismo sustentável, conservação ambiental e o papel essencial das comunidades tradicionais na preservação dos manguezais. O primeiro encontro, programado para esta sexta-feira (23), discutirá “Raízes e Rituais: Quilombo e Agroecologia em Diálogo”.

Além das atividades no AquaRio, a campanha se estende a outras comunidades, como a de Itaoca, em São Gonçalo, onde, no dia 11 de setembro, será realizada uma gincana socioambiental com a participação de 60 alunos de escolas públicas e 30 membros da cooperativa de meliponicultores. A programação incluirá atividades educativas e uma intervenção artística e musical voltada para a sensibilização sobre a importância dos manguezais.

A campanha culminará em 18 de setembro com o lançamento do “Manual de Restauração Florestal de Manguezais”, desenvolvido por Guilherme Rodrigues e o Projeto UÇÁ. O manual fornecerá diretrizes práticas para a restauração desses ecossistemas e destacará a importância das comunidades tradicionais em sua preservação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Hilton assina DoubleTree na Serra da...

Novo hotel da Hilton terá 201 quartos, acesso ao Lago de Furnas e estrutura de lazer voltada ao turismo de natureza e famílias

Procon multa Hurb por não cumprir...

Hurb foi autuada pelo Procon após 15 reclamações por descumprimento de contrato e não devolução de valores aos consumidores

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Velle celebra 10 anos com expansão...

Velle Representações comemora uma década com 19 marcas no portfólio e crescimento de 60% nos embarques em cruzeiros fluviais e iates

Teresa Perez passa a integrar painel...

Agência oferecerá vantagens exclusivas no terminal premium de Guarulhos e distribuirá revista própria aos passageiros

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS