BRL - Moeda brasileira
EUR
6,49
USD
5,55

AquaRio lança campanha focada na preservação do manguezal

O AquaRio, em uma iniciativa voltada para a educação ambiental e a preservação dos ecossistemas, lançou a campanha “Manguezal: berçário da vida”. A ação faz parte do projeto anual “Conexões: a biodiversidade em nós” e visa aumentar a conscientização sobre a importância dos manguezais, ecossistemas costeiros fundamentais para a biodiversidade e a proteção das zonas litorâneas.

Realizada em parceria com a Rede Nós da Guanabara e o Projeto do Mangue ao Mar, desenvolvido pela ONG Guardiões do Mar em convênio com a Transpetro, a campanha inclui uma série de atividades imersivas, exposições interativas e rodas de conversa. O objetivo é engajar o público, especialmente comunidades tradicionais, na conservação e regeneração desses ambientes cruciais.

Ao visitar o AquaRio, os participantes serão recebidos por uma exposição que recria três ecossistemas: restinga, manguezal e mar aberto. Três espaços educativos, denominados “Fontes de Conhecimento”, foram projetados para proporcionar experiências interativas que abordam a biodiversidade dos manguezais, a ecologia dos organismos que habitam esses ambientes e as práticas culturais das comunidades que dependem deles. Após explorar esses espaços, os visitantes podem se envolver em atividades interativas, incluindo um tabuleiro humano que incentiva a reflexão sobre a conservação da biodiversidade.

A campanha também promove as rodas de conversa “AquaEduca — Saberes dos Povos do Mar, Juventudes e Comunidades Tradicionais”, que ocorrerão mensalmente no auditório do AquaRio. Esses encontros visam fomentar o diálogo entre comunidades locais, jovens e especialistas, abordando temas como turismo sustentável, conservação ambiental e o papel essencial das comunidades tradicionais na preservação dos manguezais. O primeiro encontro, programado para esta sexta-feira (23), discutirá “Raízes e Rituais: Quilombo e Agroecologia em Diálogo”.

Além das atividades no AquaRio, a campanha se estende a outras comunidades, como a de Itaoca, em São Gonçalo, onde, no dia 11 de setembro, será realizada uma gincana socioambiental com a participação de 60 alunos de escolas públicas e 30 membros da cooperativa de meliponicultores. A programação incluirá atividades educativas e uma intervenção artística e musical voltada para a sensibilização sobre a importância dos manguezais.

A campanha culminará em 18 de setembro com o lançamento do “Manual de Restauração Florestal de Manguezais”, desenvolvido por Guilherme Rodrigues e o Projeto UÇÁ. O manual fornecerá diretrizes práticas para a restauração desses ecossistemas e destacará a importância das comunidades tradicionais em sua preservação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Smiles fecha parceria com BTG Pactual...

Nova aliança permite converter pontos do BTG em milhas Smiles para uso em passagens, hotéis, seguros e mais

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

Agaxtur reforça canal B2B e premia...

Operadora Agaxtur homenageia principais vendedores da NCL e inicia pacote de relacionamento com o canal B2B

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS