Os atrativos do Grupo Cataratas, AquaRio, situado no Rio de Janeiro e EcoNoronha, em Fernando de Noronha, receberam a certificação internacional Good Travel Seal, no nível Ouro. Na análise de desempenho, o aquário alcançou a porcentagem de 98% dos critérios avaliados, enquanto EcoNoronha obteve 96%.

O selo, específico do setor de turismo, é válido por dois anos e concedido pela Green Destinations em colaboração com o Instituto DEL. Ele reconhece não apenas o compromisso com a preservação ambiental, mas também a contribuição para a comunidade local e o engajamento em práticas responsáveis de negócios.

Entre os critérios analisados, estão acessibilidade, energia e clima, resíduos, empregabilidade, bem-estar social, patrimônio cultural, natureza e paisagem, gestão e informações entre outros.

Um dos atrativos que é referência no país, o AquaRio obteve excelente pontuação por suas práticas de educação ambiental e apoio à conservação da biodiversidade, através do seu centro de pesquisas. A experiência do visitante, com detalhamento de informações, também foi outro quesito avaliado. Vale citar também as ações de inclusão, como o programa Sessão Azul, voltado ao recebimento de pessoas com Transtorno do Espectro Altista (TEA) e seus acompanhantes.

Alguns pontos de destaque da EcoNoronha são a geração de emprego local e relacionamento com seus colaboradores. Hoje, a concessionária é a maior geradora de empregos formais em Fernando de Noronha. Além disso, a relação da empresa com o patrimônio e recursos naturais do arquipélago recebe destaque. Através de um sistema de gestão socioambiental próprio, o Sistema ECO, EcoNoronha realiza a gestão da ecoeficiência com o monitoramento periódico do seu desempenho no consumo de água, energia, geração de resíduos sólidos e outros aspectos.

Talita Uzeda, gerente de sustentabilidade do Grupo Cataratas, expressou sua alegria com esse reconhecimento pelo selo Good Travel Seal, enfatizando o papel vital do turismo sustentável. “É um orgulho enorme fazer parte do time que luta pelo turismo sustentável todos os dias. Sabemos do papel essencial do turismo como gerador de empregos, renda e desenvolvimento sustentável, e através de práticas de gestão conseguimos avançar em um modelo equilibrado que gera benefícios para todas as partes envolvidas, incluindo o meio ambiente. Mais do que um selo, todo o processo funciona como um grande diagnóstico que nos apoia na identificação de pontos de melhoria, uma grande ferramenta para o setor do turismo ir ainda além”, reitera.