Às vésperas do Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) divulga um mapeamento inédito sobre o turismo familiar no estado, destacando a preferência do público por parques públicos, restaurantes e cinemas. Com avaliação positiva de 61% das famílias, esses empreendimentos se tornaram um diferencial para o público que mais consome viagens no estado de SP, segundo dados do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), em parceria com a plataforma São Paulo para Crianças. A secretaria também anunciou primeira edição do Famtour Experience São Paulo
São Paulo é hoje o principal eixo de lazer qualificado do país, com a maior oferta de parques temáticos da América Latina, centenas de atrações de aventura e ecoturismo, além de atrativos culturais. “O mapeamento permitiu captar o sentimento das famílias, levantar as necessidades das crianças e coletar as boas práticas dos destinos turísticos paulistas”, afirma o secretário Roberto de Lucena, líder da Setur-SP. “O turismo infantil é uma prioridade para São Paulo, e estamos orgulhosos em ver que muitos destinos estão comprometidos em atender esse público com qualidade e segurança”, complementa.
Os locais preferidos das famílias que passeiam ou viajam por São Paulo são praças e parques públicos (71%), restaurantes ou similares (66%), cinemas (56%), centros de compras ou shoppings (49%) e fazendinhas ou zoológicos (30%), de acordo com o Ciet. A sondagem revelou ainda que a maneira como as atrações recebem as crianças tem um peso decisivo na escolha dos destinos. As famílias que eventualmente desistiram de visitar algum empreendimento turístico em São Paulo com crianças citaram a falta de atrativos infantis, de infraestrutura e de segurança como motivos.
A sondagem da Setur-SP também foi realizada com estabelecimentos de 104 municípios ligados ao turismo, incluindo meios de hospedagem, atrações turísticas e restaurantes. A maior parte (72%) declarou estar preparada para receber este público, priorizando a segurança e a acessibilidade (60%) em seus empreendimentos. Entre as melhorias que consideram implementar para tornar a experiência mais acolhedora e agradável, foram citadas atividades recreativas, espaço para pets e interatividade digital.
Destinos que agradam famílias são inclusivos e mais seguros para todos os públicos. A presença de crianças traz vantagens para toda a cadeia do turismo, tornando o setor mais completo, de acordo com a Organização Mundial do Turismo. “Ser amigável às crianças, ou child-friendly, como se diz, vai além de oferecer uma mesinha com giz ou algum passatempo. É sobre ter estrutura, segurança e uma equipe treinada; acima de tudo, é engajar os profissionais em uma cultura de empatia e respeito às crianças como cidadãs plenas”, afirma Priscilla Negrão, da plataforma São Paulo Para Crianças.
Mais de 56% das famílias realizam passeios com crianças pelo menos três vezes por mês, e o fator econômico é determinante na escolha do destino, refletindo a tendência de buscar opções acessíveis ou gratuitas. Isso sugere que empreendimentos que oferecem essas opções têm mais chances de atrair esse público. A sondagem do Ciet, em parceria com a plataforma São Paulo para Crianças, também teve o apoio de entidades como a Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (Adibra) e o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat).
São Paulo do lazer
O lazer é a motivação de quase metade (49%) dos turistas que viajam para São Paulo, de acordo com o Ciet, em parceria com a Abav-SP/Aviesp. Dados de pesquisa do IBGE indicam que uma a cada cinco viagens no país foi feita para São Paulo. No ano passado, o secretário Roberto de Lucena assinou um protocolo de intenções com a plataforma São Paulo para Crianças (SPPC) para a troca de conteúdos, pesquisas e fomento às atividades ligadas ao público infantil, além de formalizar, por meio de uma resolução, a criação de um Grupo de Trabalho (GT) de fomento ao turismo familiar no estado de São Paulo.