Prorrogado o prazo para envio de projeto de portais de acesso aos Lençóis Maranhenses

O prazo para envio de propostas para o desenvolvimento de novos portais de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (Parna) foi prorrogado até esta quinta-feira (21). A iniciativa, promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com a Unesco e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), busca estruturar e qualificar o acesso ao parque, um dos patrimônios naturais mais emblemáticos do Brasil.

As empresas interessadas podem realizar suas inscrições pela plataforma de licitações da Unesco. O edital completo está disponível aqui.

O projeto prevê a elaboração de estudos para a construção de portais de entrada que sigam as melhores práticas de arquitetura sustentável, incluindo espaços para atendimento e informações aos turistas. Segundo a secretária nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento no Turismo Substituta, Viviane de Faria, a ação reforça o compromisso com o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

“Com a orientação do ministro Celso Sabino, seguimos promovendo o turismo sustentável e fomentando a economia regional, sempre respeitando o ecossistema único dos Lençóis. A prorrogação do prazo oferece mais tempo para que os interessados ajustem suas propostas e contribuam para o desenvolvimento deste patrimônio natural”, destacou Viviane.

Além dos portais, o Ministério do Turismo lançou outro edital focado na mobilidade dentro do parque e na região. A proposta inclui estudos para mapeamento de trilhas e vias destinadas a transporte motorizado e não motorizado, como trekking e ciclismo, bem como a estruturação de áreas de estacionamento e sinalização.

O prazo para submissão de propostas relacionadas à mobilidade vai até 25 de novembro de 2024, também pela plataforma da Unesco.

O Parna Lençóis Maranhenses, recentemente reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco, é um destino de destaque no Brasil, atraindo turistas de todo o mundo. A gestão do parque permanece sob responsabilidade do ICMBio, que continuará conduzindo ações de conservação e políticas ambientais.

Últimas notícias

Azul Viagens lança roteiro combinando Curaçao e Fort Lauderdale

A Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, lançou...

Valle Nevado lança promoções para temporada de inverno 2025

O Valle Nevado Ski Resort, maior estação de esqui...

Royal Air Maroc traz agentes de viagem da Europa para conhecer São Paulo

A Royal Air Maroc, em parceria com a Embratur,...

Aviva aposta em inovação colaborativa e premiação para impulsionar resultados

A Aviva, plataforma de entretenimento responsável pelos destinos Costa...

Ministério do Turismo promove seminário sobre afroturismo e combate à discriminação racial

O Ministério do Turismo realiza, nesta sexta-feira (21), o...

Tópicos

Azul Viagens lança roteiro combinando Curaçao e Fort Lauderdale

A Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, lançou...

Valle Nevado lança promoções para temporada de inverno 2025

O Valle Nevado Ski Resort, maior estação de esqui...

Aviva aposta em inovação colaborativa e premiação para impulsionar resultados

A Aviva, plataforma de entretenimento responsável pelos destinos Costa...

Aeroporto de Aracaju inaugura primeira Sala VIP Ambaar Lounge

Ontem (18), o Aeroporto de Santa Maria, localizado em...

Riogaleão celebra conquista histórica do cinema brasileiro

Os passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Tom Jobim,...

Atlantica lança certificação ambiental para hotéis da rede

A Atlantica Hospitality International, rede hoteleira com mais de...
spot_img

Relacionados