BRL - Moeda brasileira
EUR
6,49
USD
5,55

Senado rejeita isenção total de passagens aéreas internacionais

O Senado Federal rejeitou, nesta quarta-feira, 12, o destaque que buscava ampliar a desoneração tributária para passagens aéreas internacionais na futura cobrança do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), incluído na reforma tributária do consumo. O destaque recebeu 37 votos favoráveis, mas necessitava de 41 para aprovação.

Com essa decisão, o projeto de regulamentação da reforma tributária foi concluído no Senado e segue agora para nova análise na Câmara dos Deputados.

A proposta derrotada no Senado previa a extensão da desoneração já aplicada parcialmente às passagens de retorno ao Brasil também para as de ida ao exterior.

Posições divergentes
O autor do destaque, senador Angelo Coronel (PSD-BA), argumentou que a desoneração do transporte aéreo internacional de passageiros está alinhada às práticas internacionais. Segundo ele, “há diversos efeitos positivos para a economia que embasam a não tributação”. O parlamentar ainda destacou que, entre os 25 maiores mercados de aviação do mundo, apenas três tributam o transporte aéreo internacional.

Entretanto, o governo posicionou-se contra a proposta, defendendo que o setor aéreo já conta com benefícios, como a isenção de impostos no combustível para voos internacionais, desoneração parcial nas passagens de retorno e isenção nos produtos de bordo.

Relatoria contrária
O relator da reforma no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), também se opôs ao destaque. Ele argumentou que o texto atual já oferece incentivos relevantes ao setor.

“O texto dá benefício no querosene de aviação, que representa 50% do custo da passagem, e no catering, que responde por 15%. Além disso, mais de 60% das passagens internacionais são compradas com milhas, que estão isentas de tributação”, afirmou Braga.

Com o fim da votação no Senado, a proposta retorna à Câmara dos Deputados para avaliação das alterações.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

Smiles fecha parceria com BTG Pactual...

Nova aliança permite converter pontos do BTG em milhas Smiles para uso em passagens, hotéis, seguros e mais

Agaxtur reforça canal B2B e premia...

Operadora Agaxtur homenageia principais vendedores da NCL e inicia pacote de relacionamento com o canal B2B

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS