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El Dorado implementa sistema A-CDM e inaugura nova era de gestão aeroportuária

Aeroporto colombiano é o primeiro da região a adotar a tecnologia de decisão colaborativa, em parceria com a Sita

O Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, entrou para a história da aviação latino-americana ao se tornar o primeiro da região a adotar o sistema de Tomada de Decisão Colaborativa em Aeroportos (A-CDM). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a operadora aeroportuária Opain e a Sita, fornecedora global de soluções tecnológicas para o setor aéreo.

A implementação da tecnologia permite a integração de dados em tempo real entre companhias aéreas, operadores de solo e controle de tráfego, o que viabiliza previsões mais precisas sobre o tempo de retorno das aeronaves, otimizando a coordenação operacional e reduzindo atrasos, consumo de combustível e o uso ineficiente de slots.

Natali Leal, CEO da Opain, destacou o impacto do novo sistema: “O El Dorado vivenciou um crescimento sem precedentes nos últimos anos, posicionando-nos como um dos aeroportos mais movimentados da América Latina. A implementação do sistema A-CDM nos permite enfrentar esses desafios de maneira direta, com uma melhor coordenação entre todas as partes interessadas. Essa abordagem colaborativa é essencial para fortalecer a experiência do passageiro e garantir que nosso crescimento seja sustentável.”

O A-CDM inclui ferramentas como o Pre-Departure Sequencer (PDS), o Airport Management System (AMS) e o Operations Manager, todas integradas à operação do aeroporto colombiano.

Shawn Gregor, presidente da Sita Américas, também comentou sobre o avanço: “Os aeroportos da América Latina estão enfrentando um cenário de expansão e complexidade crescentes. Tecnologias como a A-CDM são fundamentais para atender tais demandas, permitindo que os aeroportos otimizem as operações, reduzam o impacto ambiental e melhorem a experiência geral de viagem.”

A tecnologia, já consolidada em aeroportos da Europa, vem apresentando resultados expressivos, como a redução de 360 mil kg de combustível por ano, diminuição de 2 mil minutos anuais em atrasos e economia de 26.300 minutos em tempo de taxiamento. Além disso, estudos da Eurocontrol apontam para um ganho de até 3,5% na capacidade do espaço aéreo devido à maior previsibilidade e precisão dos horários de decolagem.

Com 108 destinos conectados e o projeto de expansão “El Dorado Max”, que prevê capacidade para 65 milhões de passageiros ao ano, o aeroporto de Bogotá se põe como referência em tecnologia de gestão aeroportuária.

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