BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Resorts Brasil e Grupo R1 debatem IA e futuro do MICE no Innovation Talks

A Resorts Brasil, em parceria com o Grupo R1, realizou na manhã de 26 de maio, no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), a primeira edição do Innovation Talks, iniciativa voltada à discussão dos impactos da inteligência artificial nos segmentos de turismo, hospitalidade e eventos corporativos. O encontro reuniu mais de 185 profissionais do trade, incluindo executivos, gestores e especialistas.

“O papel da Resorts Brasil é justamente esse: fomentar o pensamento crítico, ampliar horizontes e conectar o setor às pautas que estão moldando o presente e o futuro da hospitalidade. A inteligência artificial é uma dessas pautas — e precisamos enfrentá-la com responsabilidade, colaboração e protagonismo”, afirma Rodrigo Vaz, vice-presidente comercial da Resorts Brasil, durante evento em parceria com o Grupo R1.

O presidente do Conselho da entidade, Marcelo Picka Van Roey, destacou o amadurecimento da associação, que atualmente reúne 77 associados. “A inovação deixou de ser tendência para se tornar necessidade. Trazer esse tema em destaque, em uma associação que alcançou 77 associados, reforça nosso papel de impulsionar soluções concretas para o setor. O Innovation Talks é mais uma entrega de valor da Resorts Brasil ao ecossistema de eventos e hospitalidade”, pontua.

Conexão, colaboração e provocação

Após um welcome coffee interativo, o evento teve início com a palestra “O Futuro dos Eventos na Era da Inteligência Artificial: Tendências e Oportunidades”, ministrada por Gil Giardelli, especialista em futurismo e economia digital. O palestrante abordou os impactos da tecnologia sobre a experiência dos eventos e destacou que “o mundo sempre mudou, mas nunca com a velocidade que está agora”.

Segundo Giardelli, a personalização da experiência é o novo diferencial competitivo, e as soluções tecnológicas devem ser acompanhadas de debates sobre ética, humanidade e propósito. “A maior pergunta hoje não é o que a tecnologia pode fazer, mas o que ela deve fazer. E mais do que isso: como seguimos evoluindo tecnologicamente sem perder nossa humanidade?”, questiona.

Na sequência, Trícia Neves, sócia-diretora da Mapie, conduziu um workshop colaborativo com foco em cocriação e soluções práticas. “Pensar o futuro do nosso setor exige reunir diferentes atores, com olhares complementares e vivências diversas. Um evento como este promove esse encontro de perspectivas — e esse é o único caminho possível para transformar o mercado”, analisa.

Trícia também mediou o painel “Como a Inteligência Artificial Está Redesenhando o Setor de Eventos”, que contou com Marcel Marin (Palácio Tangará), Karla Fidelis (Neogrid) e Cesar Nunes (Grupo R1). A discussão abordou temas como automação de processos, personalização de jornadas, leitura facial em tempo real, capacitação técnica e cultura organizacional. Conceitos como “experiência”, “conexão”, “humanização” e “engajamento” surgiram como pilares dos eventos do futuro.

Alinhamento com sustentabilidade e ESG

“Mais do que acompanhar tendências, queremos provocar reflexões, conectar pessoas e transformar demandas em ações concretas”, declara Ana Biselli Aidar, presidente executiva da Resorts Brasil. “Temos um compromisso com a melhoria contínua da experiência nos resorts. E acreditamos que as melhores respostas nascem das perguntas certas. Nosso papel agora é transformar essa escuta em ação, com inteligência, colaboração e responsabilidade”, complementa.

O vice-presidente de Relações Internacionais da entidade, Thiago Borges, reforçou o valor estratégico da aproximação com os clientes finais. “Esse tipo de proximidade entre resorts e clientes é essencial para gerar confiança, fortalecer relações e impulsionar negócios. Relações diretas fazem muita diferença no processo de venda dos nossos produtos”, afirma.

Durante o evento, Borges compartilhou aprendizados de uma missão técnica à China, onde conheceu soluções como robôs de serviço e tecnologias de reconhecimento facial aplicadas à hotelaria.

Certificação carbono neutro

O Innovation Talks foi certificado como carbono neutro, com verificação independente conduzida pela ESG Pulse. A neutralização das emissões faz parte de uma atuação estratégica da Resorts Brasil voltada à qualificação das práticas ESG nos eventos e entre fornecedores da cadeia turística. A associação reforça seu compromisso com a sustentabilidade, inovação e alinhamento às transformações globais do setor.

“Queremos ir além da tecnologia — o que buscamos é inspirar novas formas de pensar”, resume Raffaele Cecere, CEO do Grupo R1, eleito Personalidade Skal 2025 durante a WTM.  “A parceria da R1 com a Resorts Brasil é natural e estratégica. Grande parte dos nossos clientes são resorts, e estar com uma entidade que pensa à frente, como a Resorts e sua liderança, é essencial para sacudir modelos já estabelecidos e provocar a hotelaria a se reinventar”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Campos do Jordão investe em luxo...

Destino recebeu consultores da Goya Travel, do grupo Copastur, para reforçar posicionamento no segmento premium nacional

Sítio do Picapau Amarelo abre 55...

Operado pelo Grupo Forma, Sítio do Picapau Amarelo é o único oficial e licenciado pelas Organizações Globo e família Monteiro Lobato

Azul planeja cortar 35% da frota...

Plano de reestruturação prevê economia de US$ 744 milhões com leasing e aporte de até US$ 950 milhões de parceiros estratégicos

Serra Gaúcha se prepara para o...

A chegada de uma intensa massa de ar polar...

São Paulo sedia 2º Fórum Municipal...

A cidade de São Paulo recebe, no dia 2...

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS