BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Peru celebra o Inti Raymi em junho e destaca turismo cultural em Cusco

Evento impulsiona o turismo no destino, com voos acessíveis, gastronomia típica e atrações como Machu Picchu e o Vale Sagrado

O mês de junho marca um dos momentos mais emblemáticos do calendário cultural peruano: o Inti Raymi, ou Festival do Sol, celebrado anualmente em 24 de junho, na cidade de Cusco. Reconhecido como Patrimônio Cultural Nacional, o evento resgata tradições do Império Inca e reforça o Peru como destino estratégico para viajantes em busca de experiências autênticas e enraizadas na ancestralidade andina.

A celebração, que coincide com o solstício de inverno no hemisfério sul, envolve rituais ancestrais e homenagens ao deus Sol — o “Inti” em quíchua —, divindade à qual os incas agradeciam pelas colheitas e pediam fartura para o novo ciclo agrícola. Mais de 800 artistas participam das encenações distribuídas em três cenários históricos: o templo de Qorikancha, a Plaza de Armas e o Parque Arqueológico de Saqsaywaman. Vestidos com trajes típicos, os personagens recriam rituais e danças incas, culminando na chegada do Inca e sua comitiva, que realizam oferendas e orações diante do público.

Durante o Inti Raymi, Cusco transforma-se em um grande palco a céu aberto, reunindo milhares de moradores e turistas em suas ruas, varandas e mirantes. A atmosfera intensa e simbólica atrai visitantes interessados não apenas em cultura, mas também em espiritualidade, reencontro com saberes ancestrais e renovação de energia vital.

Além das celebrações, o evento impulsiona o turismo na região, que concentra atrativos como o Santuário Histórico de Machu Picchu, o Vale Sagrado dos Incas e a própria cidade de Cusco — cujas ruas e construções mesclam arquitetura colonial e vestígios do Império Inca.

A gastronomia também é protagonista nesse período, com pratos típicos que ganham destaque nas festividades, como o chiriuchu — preparado com porquinho-da-índia assado, carne seca, milho e queijo fresco — e a tradicional huatia, assada em forno de pedra.

Os ingressos para assistir às apresentações no Qorikancha e em Saqsaywaman estão à venda pelo site teleticket.com.pe, enquanto a cerimônia na Plaza de Armas é gratuita.

Acesso facilitado para viajantes brasileiros

Com a ampliação da malha aérea entre Brasil e Peru, visitar Cusco se tornou ainda mais acessível. Atualmente, há 42 voos diretos por semana ligando Lima a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Curitiba. A partir da capital peruana, é possível embarcar em conexões rápidas para Cusco. A duração dos voos entre os dois países varia de quatro horas e meia a cinco horas, conforme a cidade de origem.

O Inti Raymi representa, assim, uma oportunidade para o mercado turístico ampliar sua oferta de produtos culturais e promover o Peru como um destino que une patrimônio histórico, natureza exuberante, gastronomia autêntica e celebrações de forte apelo emocional.

Vale lembrar também que o Peru registrou alta de 41% em turistas brasileiros, tornando o Brasil o 5º maior mercado do país andino.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Alerta de tsunami no Havaí obriga...

Pride of America e Oceania Regatta partiram antes do previsto; companhias aguardam liberação para resgatar hóspedes

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Presidente da Cop30 alerta sobre pressão...

André Corrêa do Lago confirma que diárias até 15 vezes mais caras geram mal-estar e pedidos formais para transferir a Cop30

Embaixada dos EUA alerta brasileiros sobre...

Com o país como principal sede do Mundial, autoridades recomendam que torcedores solicitem visto com antecedência para evitar atrasos

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS