BRL - Moeda brasileira
EUR
6,42
USD
5,48

Stopover em São Paulo: confira nove destinos para aproveitar nas férias de julho

Setur-SP indica roteiros a até 100 km dos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos para turistas com conexões prolongadas

Quem voa neste mês de julho pelos aeroportos de Congonhas, Guarulhos ou Viracopos pode transformar uma conexão em uma experiência completa de turismo. A prática do stopover — que permite paradas programadas de até cinco dias sem custo adicional de bilhete — tem ganhado força no Brasil e inspira a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) a indicar nove destinos paulistas ideais para um bate e volta nas férias de inverno.

“O stopover possibilita ao turista conhecer mais destinos turísticos além de São Paulo e apreciar toda a nossa riqueza natural, cultural, urbana e gastronômica”, destaca Roberto de Lucena, secretário estadual de Turismo.

Confira, abaixo, os destinos sugeridos, divididos por proximidade com os aeroportos.

A partir de Congonhas (CGH): história, charme e litoral

Itu (67 km da capital)
Famosa pelos “exageros”, Itu mistura bom humor e patrimônio histórico. A cidade abriga o Museu Republicano, a Igreja do Bom Jesus, a charmosa Estação do Trem Republicano — com trajetos entre Itu e Salto às margens do Tietê — e a irreverente Praça dos Exageros, com objetos gigantes. A gastronomia local e a tradicional Fazenda do Chocolate completam o roteiro.

Santos (70 km da capital)
Mesmo no inverno, Santos é um convite ao lazer e à cultura. O maior jardim frontal de orla do mundo margeia praias tranquilas, enquanto atrações como o Museu Pelé, a Bolsa do Café e o Monte Serrat garantem passeios culturais. Para completar, o bondinho funicular e os bares do Gonzaga garantem vistas e sabores.

Paranapiacaba (55 km da capital)
Distrito de Santo André, essa vila inglesa do fim do século XIX encanta com brumas, casarios bordô, trilhos de trem e atmosfera mágica — cenário da convenção anual de bruxas. O Expresso Turístico sai da Estação da Luz e leva até lá, onde o visitante encontra trilhas, lojas esotéricas e produtos à base de cambuci.

A partir de Viracopos (VCP): vinhos, flores e festivais

Jundiaí (67 km de São Paulo)
Conhecida pela Festa da Uva, a cidade une vinícolas, turismo rural e paisagens naturais da Serra do Japi. Há opções para todos os gostos: circuitos gastronômicos, museus, festivais portugueses e italianos, além do Expresso Turístico, que também liga Jundiaí à capital.

São Roque (65 km de São Paulo)
Atraente o ano todo, mas especialmente charmosa no frio, São Roque oferece um roteiro completo de vinho e gastronomia na Estrada do Vinho. Casas vinícolas, restaurantes, hotéis e o cultivo de alcachofra transformam a cidade em destino favorito dos enoturistas.

Holambra (134 km de São Paulo)
Mistura da Holanda com o interior paulista, Holambra é a capital nacional das flores. Com casarios coloridos, danças típicas e culinária holandesa, o município atrai milhares de visitantes, especialmente na Expoflora, maior evento de flores da América Latina. A calmaria da cidade faz dela um refúgio cultural e natural.

A partir de Guarulhos (GRU): trilhos, altitude e mar

Campos do Jordão (180 km de São Paulo)
Conhecida como “Suíça Brasileira”, é o destino de inverno mais clássico do Estado. A cidade serrana reúne neblina, fondue, vinho e arquitetura alpina. Entre os destaques estão o Morro do Elefante, o Festival de Inverno no Auditório Claudio Santoro e o passeio na Maria Fumaça da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Guararema (76 km de São Paulo)
Às margens do Rio Paraíba do Sul, Guararema é repleta de lojinhas, trilhas e bons restaurantes. A viagem de Maria Fumaça até o bucólico bairro de Luís Carlos é uma volta ao século XIX com toques contemporâneos. É também um destino para ecoturismo, esportes e fotografia.

Ilhabela (203 km de São Paulo)
Arquipélago com mais de 40 praias, trilhas e cachoeiras, Ilhabela é para quem quer natureza em estado bruto. Além do turismo de aventura, há estrutura com pousadas, bares e observação de baleias jubarte, que passam pelo canal da ilha entre junho e agosto.

Como funciona o stopover

O stopover permite ao passageiro interromper a viagem por até cinco dias no local de conexão, desde que o bilhete tenha essa possibilidade combinada com a companhia aérea. A Azul, a Gol e a Latam já oferecem o benefício em São Paulo, nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos. As condições variam entre as empresas, e é necessário retornar ao aeroporto original para embarcar no próximo trecho.

A modalidade, já comum em viagens internacionais, ganha força no Brasil como estratégia para fomentar o turismo regional, especialmente em estados com infraestrutura turística robusta como São Paulo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Gol celebra São João com voo...

Ação da Gol incluiu serviço de bordo especial, brindes e presença dos personagens Chico Bento e Rosinha desde o lounge até o desembarque

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Ryanair amplia franquia gratuita de bagagem...

Companhia se antecipa à regulação europeia e ajusta dimensões de bagagem permitida a bordo sem custo adicional

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS