BRL - Moeda brasileira
EUR
6,38
USD
5,49
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Brasil recebe quase 6 milhões de turistas estrangeiros até julho

Alta histórica de turistas estrangeiros reforça o Brasil como destino em ascensão e impulsiona economia, cultura e geração de empregos no país

O turismo internacional em terras brasileiras segue em forte ascensão. Entre janeiro e julho de 2025, o Brasil recebeu 5,95 milhões turistas estrangeiros, um recorde histórico que representa um crescimento de 47,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O número equivale a duas vezes a população inteira do Distrito Federal, atualmente estimada em 2,98 milhões habitantes.

Somente no mês de julho, o Brasil contabilizou 620,1 mil chegadas internacionais, um avanço de 41,9%, ou seja, 183 mil turistas a mais, quando comparado com julho de 2024. A alta reflete o fortalecimento da imagem do país como destino turístico e os esforços conjuntos para a promoção do Brasil no exterior. Vale dizer que o turismo internacional injetou US$ 4 bilhões na economia brasileira no 1º semestre.

Na visão de Marcelo Freixo, presidente da Embratur, os números são resultado do trabalho da Embratur, executado “com estratégia, seriedade e paixão”. “O Brasil hoje encanta o mundo, e isso não é apenas uma boa notícia para o turismo, é uma vitória para o nosso povo. Chegar a quase 6 milhões de turistas internacionais em apenas sete meses é resultado direto do trabalho que temos feito na Embratur para promover nossos destinos com estratégia, seriedade e paixão”, declara.

“Cada um dos turistas estrangeiros que escolhe o Brasil movimenta a economia, gera empregos, aquece o comércio local, fortalece a cultura e cria novas oportunidades de negócios nos quatro cantos do país. Esse crescimento não acontece por acaso: é fruto de uma política pública que entende o turismo como vetor de desenvolvimento, inclusão e valorização da nossa diversidade”, comemorou Freixo.

Para Celso Sabino, ministro do Turismo, os números  refletem uma mudança de patamar do setor. “Receber quase 6 milhões de turistas estrangeiros em sete meses é um feito histórico que mostra que o Brasil voltou ao protagonismo no cenário internacional. Isso significa mais emprego, mais renda e mais oportunidades para nossa gente. O mundo está redescobrindo o Brasil, e nós estamos preparados para receber cada vez mais visitantes”, afirmou o ministro.

A América do Sul segue liderando o ranking de procedência dos turistas, com 3,7 milhões de visitantes, especialmente da Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Os Estados Unidos também se destacam, com 465,2 mil turistas enviados ao Brasil até julho. Do continente europeu, vieram 532,3 mil viajantes, com destaque para França, Portugal, Alemanha e Reino Unido.

Os dados reforçam o potencial do turismo como vetor de desenvolvimento econômico, geração de emprego e valorização da diversidade brasileira. O desempenho positivo é resultado das estratégias de promoção adotadas pelo governo federal, com ações voltadas à ampliação da conectividade aérea, fortalecimento da imagem do Brasil no exterior e investimentos em infraestrutura turística.

Portas de entrada

São Paulo lidera a recepção de turistas estrangeiros em 2025. O estado recebeu 1,58 milhões de visitantes estrangeiros entre janeiro e julho, consolidando-se como a principal porta de entrada do turismo internacional no Brasil. Logo em seguida aparece o Rio de Janeiro, com 1,32 milhões chegadas, seguido de perto pelo Rio Grande do Sul, que garantiu a terceira posição ao receber 1,25 milhões de turistas de fora do país.

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

EUA exigirão caução de até US$...

Programa piloto mira estrangeiros de países com alta taxa de permanência irregular e entra em vigor no fim de agosto; brasileiros ainda não estão na lista

Orlando, Miami e St. Pete destacam...

Representantes dos três destinos, na manhã da Arena Abreu em Gramado (3 a 6 de agosto), apresentaram atrações, eventos e ferramentas para agentes ampliarem vendas e roteiros personalizados aos passageiros

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS