Aeroporto de Viracopos abre ano com 8% de alta e planeja expansões

O Aeroporto de Viracopos abriu em janeiro de 2022 com uma alta de 8% nos passageiros, planejando expandir seu espaço físico para acomodar o acréscimo no fluxo

Aeroporto de Viracopos
Aeroporto de Viracopos. (Foto: Divulgação)

O Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas (SP), começou o ano com um marco positivo: encerrando o ano de 2021 entre os mais movimentados do país, com 10 milhões de passageiros, o terminal abre janeiro com uma alta de 8% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

No mês, foram cerca de 888,3 mil pessoas embarcando ou desembarcando, em comparação com 822,7 mil em janeiro de 2021. Se considerar apenas voos internacionais, a alta chega a 183,68% em relação ao ano anterior, passando de 17,774 para 50,421 viajantes no período. O fato vem como clara consequência da reabertura das fronteiras com o avanço da vacinação global.

“Mesmo com alguns cancelamentos de voos neste início de ano por parte das companhias aéreas, Viracopos mostra sua força e sua importância nacional e consegue superar a movimentação do ano passado”, afirma Marcelo Mota, diretor de Operações de Viracopos.

Aeroporto de Viracopos
Aeroporto de Viracopos. (Foto: Divulgação)

No consolidado de 2021, foi uma marca de 10 milhões de passageiros atendidos, um aumento de 49,7% no movimento do ano anterior. O marco, atingida pela terceira vez pelo aeroporto, só foi conquistado graças à movimentação de pouco mais de 1 milhão de passageiros em dezembro, um acréscimo de 28,8% em relação a dezembro de 2020. Já em dezembro de 2019, o aeroporto registrou um movimento de 977,4 mil passageiros.

Mesmo assim, os números de 2021 são levemente menores que os registrados em 2019: 10.045.361 passageiros, comparados com 10.585.018 no ano pré-pandêmico.


Leia Também:

+ IBGE: atividades turísticas cresceram 21,1% no ano passado

+ Disney registra faturamento de US$ 7,23 bi em parques no 1º trimestre

+ Turismocity anuncia acordo com Flybondi; veja os termos


Ampliações em Viracopos

Com a elevação da demanda e a expectativa da continuidade no crescimento da demanda, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos anunciou que intensificaria a expansão do Terminal de Passageiros, incluindo a reabertura do piso 2 de desembarque em dezembro e novos restaurantes na praça de alimentação no primeiro semestre de 2022.

Também há planos para operar mais quatro pontes de embarque e desembarque no primeiro semestre, por conta da expectativa do aumento de fluxo de passageiros. Das quatro pontes localizadas no Píer B (nacional e internacional), duas serão destinadas a voos domésticos e outras duas serão híbridas.

Deixe uma resposta