BRL - Moeda brasileira
EUR
6,38
USD
5,45

Biden barra compra do petróleo russo e aéreas dos EUA sentem pressão com alta

O presidente dos EUA, Joe Biden, deve bloquear, ainda nesta terça-feira (8), a compra de petróleo russo. A medida, não incluída em nenhuma das sanções econômicas estabelecidas pelo país até o momento, intensifica os desdobramentos do conflito entre Ucrânia e Rússia e, oficialmente, atinge um segmento importante do turismo: a aviação.

Nos EUA, as empresas aéreas demonstraram preocupações com a alta no barril do petróleo (Brent), que chegou a US$ 123,11 no final da última segunda-feira (7).

Segundo Pam Hendry, tesoureira da United Airlines, a precificação de passagens sofre mudanças conforme o preço do combustível no prazo de três meses.O salto de 57% frente o preço do barril no início de 2022 é um empecilho direto ao setor aéreo norte-americano — e mundial.

Com quedas nas ações de American Airlines, Delta e da própria United, a preocupação agora com o custo operacional é mais real do que nunca. Pensando no próximo trimestre, como citou Pam, o repasse aos bilhetes aéreos também é uma preocupação.

Impacto prático em voos

Apesar de Air France e outras aéreas evitarem o espaço aéreo russo em rotas para Ásia ou Europa, a United agiu diferente. A empresa com hub em Chicago decidiu suspender duas das quatro frequências que conectam EUA e Índia.

“Continuamos avaliando e ajustando nossa programação em resposta à evolução da situação na Ucrânia. Suspendemos temporariamente o serviço entre São Francisco e Delhi e entre Newark e Mumbai”, diz Leslie Scott, porta-voz da companhia.

United Airlines
(Foto – Divulgação/Aeroporto de São Francisco)

Apesar disso, o planejamento da United é de manter os voos de Chicago e Newark para Delhi, mas com alterações no trajeto. O objetivo é, justamente, manter as conexões sem sobrevoar a Rússia ou menor tempo possível nesse território.

Para a rota Newark-Delhi, a operação foi realizada quase em linha reta, levando o avião ao sul da Rússia e pela Arábia Saudita. O voo durou 14 horas e 28 minutos, 31 minutos a mais do que o voo Newark-Delhi da Air India.

Em Chicago-Delhi, a United projeta o itinerário ao Sul mais cedo do que o normal, cruzando a Turquia e o Afeganistão ao invés da Rússia. Foram 43 minutos a mais do que o voo da Air India entre os mesmos destinos e terminais.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Gol celebra São João com voo...

Ação da Gol incluiu serviço de bordo especial, brindes e presença dos personagens Chico Bento e Rosinha desde o lounge até o desembarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Ryanair amplia franquia gratuita de bagagem...

Companhia se antecipa à regulação europeia e ajusta dimensões de bagagem permitida a bordo sem custo adicional

Bagagem de mão sem surpresas: regras...

Em meio à temporada de férias, Kayak divulga guia prático com as normas das principais companhias aéreas brasileiras para evitar custos extras e imprevistos

Royal Air Maroc amplia operação com...

Nova frequência semanal começa em dezembro e reforça conectividade entre Brasil e África

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS