BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Comissão de Turismo articula redução de impostos de agências

A Comissão de Turismo da Câmara interrompeu o recesso parlamentar nesta terça-feira (11) para discutir as medidas que serão tomadas em defesa das agências e operadoras, excluídas da Medida Provisória (MP) 1094/21, que reduz as alíquotas do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre remessas ao exterior.

Segundo as associações de setor, há dois anos as entidades negociavam com o governo a redução da alíquota de 25% de para 6%. Mas a medida publicada no fim do ano passado não contemplou o segmento.

Apesar de já está em vigor, a MP 1094/21 tem até 120 dias para ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. Nesta tramitação podem haver mudanças que devem ser pleiteadas pela Comissão de Turismo.

Durante a reunião virtual liderada pelo deputado Bacelar (Podemos/BA), presidente da CTur, o colegiado decidiu articular junto a Arthur Lira (PP/AL), presidente da Casa, a designação de um relator que seja integrante da Comissão de Turismo. A intenção, segundo Bacelar, é que o texto seja elaborado por um parlamentar que conheça o setor.

“Temos que construir um caminho para resolver a situação junto com todos envolvidos. Um deputado da  CTur está mais que apto para isso. Vamos mandar um ofício ao presidente Lira, descrever o problema, conversar com a assessoria técnica da Câmara e pedir a relatoria da Medida Provisória 1094/21” concluiu.

Magda Nassar, presidente da Abav Nacional, explicou que com a MP 1094 as agências e operadoras ficam 33% mais caras que uma OTA ou site direto do fornecedor, que apenas pagam o IOF de 6,38%.

“Já imaginaram o desemprego? Hoje empregamos 3 milhões de pessoas. 40% do movimento das agências é internacional. Ficaremos com um prejuízo enorme”, frisou a executiva.

Além de Bacelar participaram da reunião os deputados Otavio Leite (PSDB/RJ), Leur Lomanto Jr. (DEM/BA), Herculano Passos (MDB/SP), Roberto de Lucena (Podemos/SP), Alexis Fonteyne (Podemos/SP), Felipe Carreras (PSB/PE) e a Abav Nacional, a Clia Brasil e a Braztoa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Alerta de tsunami afeta acesso ao...

Fechamento da Costa Verde complica mobilidade na capital peruana; passageiros devem buscar rotas alternativas

França passa a aceitar Pix de...

Pagamento em reais, com conversão automática para euros, é liberado em lojas populares da capital e já inclui opção de parcelamento

Terremoto de magnitude 8.8 atinge Kamchatka...

Destinos turísticos foram evacuados após tremor no Pacífico; impacto varia conforme a infraestrutura e confiança em sistemas de alerta

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS