O Rio de Janeiro inicia o ano de 2024 com grandes perspectivas para o setor de turismo, impulsionado por eventos internacionais e esportivos que prometem atrair visitantes de todo o mundo. Destacam-se o encontro do G20, que transformará a cidade na capital do grupo durante a reunião de cúpula dos chefes de estado marcada para os dias 18 e 19 de novembro, e o prestigiado Rio Open de Tênis, que se estende até 25 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro.

Ao longo do ano, diversos eventos relacionados ao G20 acontecerão na cidade, abordando temas que vão desde o financiamento da ação climática até a reforma das instituições internacionais. A primeira reunião presencial, a Reunião Ministerial de Chanceleres, está programada para os dias 21 e 22 de fevereiro, na Marina da Glória.

O Rio Open de Tênis, que se tornou o primeiro ATP World Tour 500 da história do Brasil, agita as quadras cariocas com uma competição de alto nível. O evento não apenas proporciona entretenimento esportivo de qualidade, mas também impulsiona diversos setores da economia local, desde hotéis e restaurantes até segmentos de entretenimento e transporte.

Segundo Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, a intensa programação é uma recompensa para os esforços do setor turístico em tornar o Rio de Janeiro um destino atrativo para eventos. “Um calendário de eventos sólido é fundamental para o turismo em geral e para a atividade hoteleira em particular. Movimenta o comércio, shoppings, bares e restaurantes e eleva a arrecadação de impostos, o que representa novos investimentos na cidade”, destaca Lopes.

Com a expectativa de casa cheia nos eventos, o Rio de Janeiro se destaca como um destino vibrante e atrativo para visitantes locais e internacionais, consolidando sua posição como um polo turístico de relevância global.