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Malta bate recordes de turismo nos dois primeiros meses de 2025

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Malta registrou alta histórica nos primeiros meses do ano. Foto: divulgação

A Malta Tourism Authority (MTA) anunciou resultados históricos para o turismo internacional no país durante os dois primeiros meses de 2025. Segundo dados divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas de Malta, o destino registrou crescimento de dois dígitos em todos os principais indicadores do setor, consolidando sua posição como uma das opções mais atrativas da Europa.

Somente em fevereiro, o país recebeu 210.305 turistas internacionais, o que representa um aumento de 24,2% em relação ao mesmo período do ano anterior — aproximadamente 41 mil visitantes a mais. O número de pernoites chegou a 1.237.182 (+21,8%) e os gastos totais dos turistas alcançaram €146,8 milhões, crescendo 28,2%. A permanência média ficou em 5,9 noites, e o gasto per capita aumentou de €676 para €698.

A faixa etária predominante foi de 25 a 44 anos (38%), seguida pelo grupo entre 45 e 64 anos (34,2%). Turistas do Reino Unido, Polônia e Itália representaram juntos 46,8% do total de chegadas.

Considerando janeiro e fevereiro, Malta somou 404.463 visitantes (+18,3%), cerca de 2,4 milhões de pernoites (+16,6%) e uma receita total de €289,4 milhões (+28,8%). O gasto médio por visitante também cresceu, saltando de €657 em 2024 para €715 em 2025.

Parte desse desempenho é atribuído à ampliação da conectividade aérea. Malta passou a contar com voos diretos para sete aeroportos na Polônia, com aumento expressivo de capacidade. Também contribuiu o início das operações da Aer Lingus entre Dublin e Malta durante o inverno europeu.

“Esses resultados excepcionais são um testemunho do apelo contínuo de Malta e da eficácia da nossa estratégia nacional de turismo”, afirmou Ian Borg, vice-primeiro-ministro e ministro de Relações Exteriores e Turismo de Malta. “Não buscamos apenas mais turistas, mas sim construir uma economia turística sustentável e ativa durante todo o ano, que beneficie nossas comunidades e valorize o melhor de Malta.”

A Polônia liderou o crescimento no número de visitantes, com quase 23 mil turistas a mais, seguida por Reino Unido (+12 mil), Irlanda (+6.229) e França (+5.035).

Para Dr. Charles Mangion, presidente da Malta Tourism Authority, o desempenho positivo é resultado dos investimentos estratégicos. “Esses números refletem claramente os investimentos da MTA em conectividade aérea, diversificação de mercados e promoção do destino durante todo o ano. Nossa colaboração contínua com companhias aéreas, operadores e parceiros do trade garante que Malta permaneça no radar dos viajantes.”

Coletivo Muda! reforça compromisso com o turismo responsável na WTM LA 2025

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Coletivo MUDA! participa da WTM Latin America 2025 com painel e apoio ao Prêmio de Turismo Responsável. Foto: divulgação

O Coletivo Muda! – rede nacional que articula iniciativas de turismo responsável – participa da WTM Latin America 2025 com uma série de ações que evidenciam seu papel como protagonista na transformação do setor. Nesta edição, o grupo estreia como apoiador oficial do Prêmio de Turismo Responsável, liderando a categoria “Melhores Iniciativas para Promover a Diversidade, Equidade e Inclusão no Turismo”.

A categoria reúne três finalistas: Associação Marisqueiras Aver Ô Mar (Brasil), Ser Turista: De la Mano por Nuevo León (México) e Los Sueños Marriott Ocean Golf & Resort (Costa Rica). O júri responsável por eleger o vencedor é formado por nomes reconhecidos na promoção da diversidade no turismo: Carolina Heredia, CEO da Mama Uma (Equador); Hubber Clemente, CEO do Afroturismo HUB (Brasil); e Pollyana Marques, fundadora do projeto Viaja Gorda (Brasil).

Além do apoio ao prêmio, o Muda! promove o painel “Como Transformar o Monitoramento de Impactos em Estratégia de Vendas no Turismo Responsável?”, que será realizado no dia 15 de abril, às 14h45. A conversa reunirá Solange Barbosa, CEO da Rota da Liberdade; Mariana Madureira, diretora da Raízes Desenvolvimento Sustentável; e Rudã Fernandes, CEO e fundador da Biofábrica de Corais. O objetivo é discutir como os dados de impacto socioambiental podem ser utilizados de forma estratégica para agregar valor à narrativa de vendas e conquistar um público cada vez mais atento à sustentabilidade.

Durante a WTM, o coletivo também apresentará seu novo site e identidade visual. A plataforma reúne os mais de 40 membros do Muda!, incluindo hospedagens, operadoras, agências, guias de turismo, consultores e profissionais independentes de diversas regiões do país. O objetivo é oferecer visibilidade a experiências e serviços que contribuem com impactos positivos nos territórios onde atuam.

Nos dias que antecedem a feira, 12 e 13 de abril, o coletivo realiza em São Paulo seu encontro anual de associados, com foco na avaliação de projetos, alinhamento de estratégias e fortalecimento da rede. A programação incluirá uma reunião com a Embratur para debater políticas públicas e a promoção internacional do Brasil como destino comprometido com práticas sustentáveis.

Fórum de Turismo 60+ confirma terceira edição em São Paulo

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Roberto de Lucena, secretário de Turismo de São Paulo. Foto: divulgação

A terceira edição do Fórum de Turismo 60+ já tem data e local definidos: será realizada em 26 de maio, no Holiday Inn Anhembi, em São Paulo. Consolidado como o maior evento B2B do segmento voltado ao turista sênior, o encontro promete ampliar sua relevância com uma programação intensa, que inclui painéis, palestras, debates e oportunidades de networking.

Com expectativa de dobrar o número de participantes em relação à edição de 2024 — que reuniu cerca de 400 agentes de viagem, mais de 30 expositores e 10 painelistas e palestrantes —, a nova edição pretende atrair ainda mais atenção do trade turístico. Ao longo de 10 horas de atividades, o fórum irá explorar tendências, estratégias e soluções específicas para o atendimento ao público 60+, que segue em crescimento no Brasil.

“Estamos muito entusiasmados com a terceira edição do Fórum de Turismo 60+, que será repleta de novidades. A cada ano, testemunhamos um crescimento significativo no interesse e na participação dos agentes de turismo e de gestores do setor, refletindo a importância crescente do público sênior no setor de turismo”, afirma Ana Carolina Melo, idealizadora do evento. “Para esta edição, teremos programação visando também capacitar os profissionais a atenderem com excelência esse segmento tão especial”, completa.

O fórum também destaca a necessidade de um turismo mais inclusivo, adaptado e seguro, reconhecendo as especificidades desse perfil de viajante. Com mais tempo livre, maior poder aquisitivo e um interesse crescente por experiências de qualidade, os turistas com mais de 60 anos têm impactado positivamente o setor e provocado mudanças nas estratégias de operadoras, hotéis, companhias aéreas e destinos turísticos.

Segundo dados de 2024 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro é de 76,4 anos, e até 2040 os maiores de 60 anos devem representar quase 25% da população. Esse público movimenta cerca de R$ 1,6 trilhão por ano na economia nacional, sendo um dos segmentos mais relevantes para o turismo.

Chile leva 41 empresários à WTM Latin America ao lado de Verónica Pardo

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Verónica Pardo, subsecretaria de Turismo do Chile. Foto: Divulgação

Com uma das maiores delegações já registradas em eventos internacionais, o Chile desembarca no Brasil para participar da WTM Latin America 2025, que acontece entre os dias 15 e 17 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo. A comitiva oficial do país será liderada por Verónica Pardo, subsecretária de Turismo do Chile, que confirmou presença na cerimônia de abertura, marcada para as 10h30 da próxima segunda-feira (15).

“Uma das maiores participações do Chile em feiras e eventos da indústria do turismo”. É assim que Verónica Pardo define a presença chilena no evento, com uma comitiva composta por 41 empresários dos mais diversos segmentos da cadeia turística. “É nosso papel mostrar a diversidade do nosso destino”, afirma a líder, que destaca a importância de compreender o novo perfil do viajante, cada vez mais interessado em experiências autênticas e transformadoras.

A delegação chilena conta com representantes de seis setores: operadores de turismo, hospedagem, vinícolas, transporte marítimo, companhias aéreas, destinos e associações turísticas. Também integram o grupo membros do Sernatur – Serviço Nacional de Turismo do Chile.

Entre os operadores turísticos presentes estão: Patagonia Collection, Vertice Travel, CTS Turismo, Chirak Tour Operador, Turavion, Andes Chile, Ekatours, Turismo Milodon DMC Chile, Turistik, CL Mundo, Destination Wedding Chile e Turismo Gato Andino.

Na área de hospedagem, participam: Hotel Bellavista, Loberías del Sur, Río Serrano Hotel + Spa, Our Habitas Atacama, Hotel Cabaña del Lago (Puerto Varas), Hoteles Director, Hotel Terrantai, Malalcahuello Thermal & Spa y Nieve, Ola Hotel Santiago Tapestry Collection by Hilton, Noi Hotels, Terra Luna Lodges, Hotel Plaza San Francisco e Hotel Don Raúl.

Representando o setor vinícola estão: Viña Concha y Toro, Viña Prado, Viña Casas del Bosque, Viña Cousiño Macul, Viña Maquis, Viña Pérez Cruz e Viña Santa Rita.

A Cruceros Skorpios responde pelo segmento de transporte marítimo, enquanto a Sky Airline representa as companhias aéreas. A associação Empresarios Turísticos de Ñuble integra a delegação no setor associativo.

Já entre os destinos, participam: Coquimbo, Ñuble Región que inspira, Pucón Capital del Turismo Aventura, Ilustre Municipalidad de Villarrica, LosLagos.Travel e o próprio Chile como destino nacional.

Gramado Parks estreia no setor de eventos com show de Vintage Culture

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Gramado Parks estreia no setor de eventos com show de Vintage Culture na Yup Star Foz do Iguaçu. Foto: divulgação

Conhecida por seus empreendimentos que aliam hospitalidade, entretenimento e inovação, a Gramado Parks anunciou sua entrada oficial no segmento de shows e eventos. O novo movimento estratégico tem como objetivo ampliar a experiência dos visitantes, atrair ainda mais pessoas aos destinos em que atua e fortalecer a conexão direta com o público por meio de atrações culturais e musicais.

A estreia da nova fase será marcada por um evento de grande porte no dia 20 de setembro, com apresentação do DJ Vintage Culture, um dos nomes mais relevantes da música eletrônica mundial, que já se apresentou em festivais como o Coachella 2023. O show acontecerá na Yup Star Foz do Iguaçu, roda-gigante panorâmica do grupo localizada na cidade paranaense que abriga as famosas Cataratas do Iguaçu — uma das sete maravilhas naturais do mundo.

A iniciativa será realizada em parceria com as empresas Mirada e Mooven, especializadas em produção de eventos, e reforça o posicionamento da Gramado Parks como uma marca voltada para a oferta de experiências únicas e memoráveis, com sofisticação e conforto.

“Vai ser um evento único, com uma paisagem de perder o fôlego e um artista que está entre os melhores da sua geração”, afirma Lísia Diehl, diretora de Comercial e Marketing da Gramado Parks. Ela ainda completa: “Vai ser inesquecível”.

Sita e Nec se unem para ampliar uso global de identidades digitais no turismo

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Sita e Nec firmam parceria para impulsionar a adoção de identidades digitais e melhorar a experiência no setor aéreo. Foto: Freepik

A Sita, referência mundial em tecnologia para transporte aéreo e gestão de fronteiras, firmou uma parceria estratégica com a Nec, especialista em autenticação biométrica, com o objetivo de acelerar a adoção global da identidade digital no setor de viagens. A iniciativa marca um avanço importante na digitalização da experiência dos passageiros, especialmente diante da crescente demanda por soluções biométricas em aeroportos e companhias aéreas.

Com o acordo, a Nec passa a integrar o Ecossistema de Viagem Digital da Sita (Digital Travel Ecosystem), uma estrutura aberta e interoperável que conecta diversos sistemas em tempo real para a verificação de identidade digital. Desenvolvido em conjunto com a Indicio, o ecossistema elimina a necessidade de integrações diretas entre emissores e verificadores, simplificando o processo para empresas aéreas, aeroportos e autoridades governamentais.

No centro dessa arquitetura está a Rede de Confiança (Trust Network), que regula o compartilhamento seguro de credenciais digitais em todo o mundo. Construída sob o princípio de privacy-by-design, a tecnologia garante que os dados pessoais dos viajantes estejam protegidos e sob seu próprio controle, permitindo que escolham quando e com quem compartilhar suas informações.

Segundo o relatório Sita Air Transport IT Insights 2024, 28% das companhias aéreas e 43% dos aeroportos planejam adotar soluções biométricas nos próximos 12 meses. A ausência de padronização, no entanto, tem sido um dos principais obstáculos. A aliança entre Sita e Nec busca justamente enfrentar esse desafio com uma estrutura escalável e segura.

“Após anos de investimento, o setor de aviação e demais players da indústria de viagens começam a enxergar todo o potencial das identidades digitais, e o mercado se prepara para expandir essa transformação”, disse Jeremy Springall, Vice-Presidente Sênior de Fronteiras da Sita. “Com a expertise da Nec e a presença global da Sita em pontos de contato biométricos, estamos bem posicionados para acelerar a transformação da Viagem Digital em todo o mundo”, completa.

“A Nec traz mais de 125 anos de inovação e um histórico global em tecnologias confiáveis de identidade”, diz Nanaumi Nagamine, Diretor Sênior do Departamento DID da Nec. “Com a Sita, já entregamos soluções biométricas comprovadas em aeroportos ao redor do mundo, criando experiências de viagem seguras e fluídas para milhares de passageiros todos os dias. Essa colaboração ampliada vai acelerar a adoção global e estabelecer um novo padrão para identidades digitais confiáveis no setor de viagens”, afirma.

MSC celebra nomeação do World America com Drew Barrymore como madrinha

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Drew Barrimore, madrinha do MSC World America, agradeceu à MSC Cruzeiros e disse estar honrada pelo título.

Miami (EUA) – Na noite desta quarta-feira (9), a MSC Cruzeiros celebrou, em Miami, a cerimônia de nomeação do MSC World America, novo navio da classe World. O evento teve como destaque a atriz e apresentadora Drew Barrymore, a madrinha do navio — título tradicionalmente concedido a personalidades femininas que simbolicamente protegem e trazem boa sorte às embarcações.

“Eu nunca imaginei que seria madrinha de um navio, mas agora estou totalmente envolvida nisso. Estou muito orgulhosa. É um título que carrego com alegria, porque sei que ninguém faz nada sozinho no mundo, tudo é fruto de colaboração”, afirmou Barrymore durante a cerimônia.

Com mais de 6.700 leitos e 22 decks, o MSC World America foi projetado para atender ao público norte-americano, sem perder a essência europeia da marca. “Unir as culturas americana e europeia foi o nosso ponto de partida. Queríamos que isso fosse autêntico, único e relevante para o mercado dos EUA”, explicou um dos executivos da MSC. O processo criativo, inclusive, envolveu agências de diferentes partes do mundo e contou com um anúncio publicitário exibido durante o Super Bowl, um dos eventos televisivos mais assistidos dos Estados Unidos.

Além do luxo e da inovação, o World America reforça o compromisso da MSC com a sustentabilidade. O navio é movido a GNL (gás natural liquefeito) e já está preparado para conexão com energia elétrica em terra (shore power), o que permite desligar os motores quando atracado e reduzir as emissões de carbono a zero no porto. “Isso faz parte do nosso DNA. Sustentabilidade é algo essencial para a MSC”, enfatizou Daniela Picco, diretora executiva da MSC Foundation.

A MSC Foundation atua globalmente com iniciativas voltadas à proteção dos ecossistemas marinhos, educação ambiental, auxílio emergencial e apoio às comunidades vulneráveis — e, com o lançamento do MSC World America, reforça o propósito da marca de promover o turismo responsável e transformador.

A cerimônia reuniu celebridades como Orlando Bloom – estrela da campanha comercial – e contou com shows, um preview do espetáculo Dirty Dancing, exclusivo do navio e momentos de emoção.

Rubén Rodríguez, CEO da América do Norte na divisão de Cruzeiros da MSC, destacou que o novo navio é apenas uma amostra dos investimentos da companhia na região. “Nos últimos cinco anos, nosso único porto de embarque nos Estados Unidos era Miami, e nossa única marca de cruzeiros era a MSC Cruzeiros. Nesta última temporada de inverno, tivemos cinco navios da MSC Cruzeiros e dois da Explora Journeys, partindo de Miami, Nova York e Port Canaveral”, ressaltou.

“Seguiremos expandindo nossa presença em Port Canaveral, com a chegada do MSC Grandiosa ainda neste inverno, e a estreia do MSC World America em 2027. Ainda este ano, começaremos a operar a partir de um novo terminal em Galveston, no Texas, com o MSC Seascape”, adiantou Rodríguez, que completou: “E no próximo verão, levaremos o MSC Poesia a Seattle para a nossa primeira temporada no Alasca.”

Confira, abaixo, fotos da cerimônia:

MSC World America foca no público norte-americano, segundo executivos da MSC Cruzeiros

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Msc world america
Executivos comemoram chegada do MSC World America e adiantam novos marcos da companhia ao longo do ano. Foto: Kamilla Alves (Brasilturis)

Miami (EUA) – Durante coletiva de imprensa realizada a bordo do MSC World America,  executivos da MSC Cruzeiros apresentaram detalhes do navio que promete marcar um novo momento na atuação da companhia no mercado dos Estados Unidos.

A mesa contou com a participação de Lynn Torrent, presidente da MSC Cruzeiros América do Norte; Bernhard Stacher, vice-presidente sênior de Operações de Hospitalidade a Bordo; Will Monts De Oca Rivera, chefe de Experiência e Inovação do Hóspede; e Steve Leatham, vice-presidente de Entretenimento, sob mediação de Kris Anderson, jornalista e âncora de TV em Miami.

Com viagem inaugural prevista para o próximo sábado (9) e embarques semanais em Miami, o MSC World America é o primeiro navio da armadora projetado desde o início com o público norte-americano em mente — sem deixar de lado a herança europeia que caracteriza a marca.

“Esse é um navio com alma europeia, mas feito para os Estados Unidos. Nosso objetivo é que a MSC Cruises se torne um nome conhecido nos lares americanos, oferecendo um produto de qualidade, acessível e diferenciado”, destacou Lynn Torrant, presidente da companhia na América do Norte.

Com 22 decks, cerca de 2.600 cabines, 18 restaurantes e 19 bares e lounges, o MSC World America foi desenhado para proporcionar experiências personalizadas e facilitar a circulação a bordo por meio do conceito de “distritos”. Segundo a executiva, cada distrito do navio foi pensado para oferecer, de forma intuitiva, algo para comer, algo para beber, algo para fazer e um lugar para relaxar. Entre os destaques está o distrito Family Aventura, que reúne atrações para todas as idades, incluindo a Family Zone, a Doremiland e o The Harbor — um parque aquático ao ar livre com playground interativo, bar e área sombreada. O local ainda abriga o Cliffhanger, o primeiro balanço suspenso no mar, que se projeta a 160 pés acima do oceano.

Outros ambientes temáticos incluem o The Terraces, área voltada à gastronomia e entretenimento noturno; o Zen Area, espaço externo exclusivo para adultos; e o Yacht Club, conceito exclusivo da MSC que funciona como um navio dentro do navio, oferecendo cabines espaçosas, restaurante próprio, mordomo e serviço premium.

A gastronomia segue como um dos pilares da experiência MSC. A bordo do World America, a companhia apresenta uma parceria inédita com o Eataly, levando a culinária italiana em seu formato mais autêntico para o meio do oceano. Além disso, o navio conta com Paxos Greek Taverna, restaurante grego no promenade, um bar especializado em gin com mais de 70 rótulos da bebida, e o Sweet Temptations, uma verdadeira casa de doces inspirada na Fantástica Fábrica de Chocolate, com milkshakes e sobremesas elaboradas.

No entretenimento, a inovação também é palavra de ordem. Steve Letham, vice-presidente global de entretenimento da MSC, revelou uma programação pensada para encantar e surpreender os passageiros. Entre os destaques está o show “Dirty Dancing in Concert”, uma adaptação do clássico do cinema com banda ao vivo, coreografias e interação com o público; o espetáculo “Call of Fame”, que simula uma premiação de celebridades com muito humor e música; um show de mágica que promete surpreender ao produzir um carro Lamborghini ao vivo no palco; além de uma programação exclusiva no Luna Park Arena com espetáculos de acrobacia, música, tecnologia e projeções imersivas.

“Nosso foco é oferecer uma experiência de entretenimento que não se encontra em nenhum outro navio. Queremos emocionar e envolver o público do começo ao fim”, afirmou Letham.

A coletiva marcou também a comemoração de avanços significativos da MSC no país. A empresa está em ritmo acelerado de expansão no território norte-americano. Bernhard Stacher celebrou a chegada do novo navio e falou sobre os marcos relacionados à sua estreia. “No sábado cortamos a fita do novo terminal da MSC em Miami — o maior terminal de cruzeiros do mundo, que todos vocês já conheceram. Na segunda-feira, tivemos a honra de receber este navio deslumbrante, o MSC World America, em sua nova casa aqui em Miami. Na semana passada, anunciamos o nome do nosso quarto navio da classe World. Ele será baseado em Port Canaveral a partir de 2027, então aguardamos ansiosos para receber o MSC World Atlantic por lá. Este ano também lançamos nossa primeira campanha de marca nos EUA — Let’s Holiday — com destaque no Super Bowl.

“Anunciamos ainda nossa maior presença de todos os tempos nos EUA, à medida que adicionamos novos portos de embarque e alcançamos novos públicos”, contou. Atualmente a MSC conta com cruzeiros partindo de Miami, Port Canaveral, Nova York, Galveston, e recentemente, Seattle foi adicionado como ponto de partida com o lançamento do programa para o Alasca em 2026.

“Amanhã vamos celebrar o Centro de Conservação Marinha da Fundação MSC na Ocean Cay. E em breve nos mudaremos para nossa nova sede nos EUA em Miami, com novos e ampliados escritórios em Fort Lauderdale. Então, muita coisa está acontecendo com a MSC em 2025”, concluiu.

O Brasilturis Jornal viaja a convite da MSC Cruzeiros e conta com proteção Affinity Seguro Viagem.

CS Global aposta nas agências de viagens e cresce 40% no primeiro trimestre

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Robson Maciel, sócio diretor da CS Global (Foto: Felipe Lima/Brasilturis)

Campinas (SP) – A CS Global, empresa especializada em transporte privativo e receptivo de alto padrão, comemora os resultados expressivos do início de 2025. Após reposicionar sua atuação nos últimos cinco anos para incluir o segmento de lazer, a companhia já registra crescimento superior a 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Até então concentrada quase exclusivamente no mercado corporativo, a empresa encontrou nos agentes de viagens uma nova frente de expansão – que hoje representa mais de 30% de seu faturamento.

“Antes da pandemia, cerca de 95% da nossa operação era voltada ao corporativo. Mas vimos no lazer uma oportunidade real de crescimento. Cada vez mais pessoas buscam um serviço exclusivo, com atendimento personalizado, roteiros sob medida e a tranquilidade de ter um motorista conhecido antes mesmo de embarcar”, explica Robson Maciel, sócio diretora da empresa.

Atualmente, a CS Global oferece serviços em mais de 150 países, com motoristas privados, guias turísticos e uma ampla gama de veículos – de carros sedãs a ônibus de grande porte. Os atendimentos incluem desde traslados executivos até roteiros personalizados com horários flexíveis, passando por tours panorâmicos e experiências de luxo, como voos de helicóptero e jatinhos privados.

Com sede em São Paulo, a CS Global opera com frota própria de 75 veículos na capital paulista. A sustentabilidade também é uma prioridade: desde 2016, a empresa investe em veículos híbridos e elétricos. Atualmente, 100% dos sedãs são híbridos, e a companhia já conta com minivans elétricas. A chegada de vans elétricas está prevista ainda para 2025 – o pedido já foi feito à Mercedes-Benz, e motoristas da empresa participaram recentemente de treinamentos nas pistas de teste da montadora.

Além do transporte terrestre, a CS Global oferece serviços de concierge personalizados no Brasil, com destaque para o receptivo VIP nos aeroportos, que inclui fast track, escolta armada e acompanhamento para pacientes em tratamento médico, com agendamento de exames e suporte aos familiares.

“Hoje o cliente quer mais do que um carro e um motorista. Quer flexibilidade, exclusividade, atenção aos detalhes. Nosso diferencial é justamente unir tecnologia com um atendimento 100% humanizado, desde o momento da cotação até o final do serviço”, destaca o sócio diretor.

A expectativa para 2025 é otimista. Mesmo antes do início do ano, a empresa já registrava um volume expressivo de reservas, sinalizando a consolidação do novo posicionamento no mercado de turismo. “Estamos surpreendidos positivamente. Mesmo com instabilidades no cenário global, nosso segmento continua aquecido, e o lazer de alto padrão tem se mostrado resiliente e promissor”, finaliza Maciel.

Campos do Jordão cresce 10% no verão e prevê alta de 7% no inverno

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Fábio Izar, secretário de Turismo de Campos do Jordão (Foto: Felipe Lima/Brasilturis)

Campinas (SP) – Campos do Jordão deu início a 2025 com recordes e ambições renovadas. Sob uma nova gestão municipal e com foco em ampliar sua atuação turística para além da tradicional temporada de inverno, a cidade paulista quer conquistar o status de destino internacional. Para isso, aposta em um calendário anual robusto, novos atrativos e a valorização de sua identidade cultural e gastronômica.

Segundo Fábio Izar, secretário de Turismo, a última temporada de verão apresentou um desempenho histórico: o município alcançou 60% do fluxo turístico registrado no inverno, sua principal estação. “Esse número representa um crescimento de mais de 10% em relação ao ano anterior. É um marco importante para um destino historicamente sazonal como Campos do Jordão”, ressalta.

Para o próximo inverno, a expectativa é de um crescimento moderado, entre 6% e 7%, considerando os limites da infraestrutura atual. “Já estamos próximos da nossa capacidade máxima em alguns períodos, então o crescimento agora também passa por qualificação dos serviços e pela diversificação da oferta ao longo do ano todo”, pontua Izar.

Com mais de 70 atrações turísticas, a cidade vem passando por um reposicionamento. De acordo com Izar, 30 parques compõem hoje o portfólio do destino – sendo nove inaugurados nos últimos cinco anos. “Temos opções voltadas para famílias, casais e turistas em busca de contato com a natureza. Campos do Jordão já não é mais só um refúgio de inverno, é um destino completo.”

Entre as novidades, destaca-se o Carde, considerado o maior museu de automóveis da América Latina em seu segmento, com acervo rotativo de 730 carros – dos quais 150 ficam expostos simultaneamente. “É um atrativo vivo. Quem visita em janeiro e retorna meses depois verá uma exposição completamente diferente”, explica o secretário.

Outros destaques incluem o Palácio Boa Vista, o único palácio de altitude do Brasil, além das seis vinícolas, quatro cervejarias abertas à visitação e duas novas cachaçarias, consolidando a vocação enogastronômica da cidade.

Eventos e retomada cultural

Em 2025, o tradicional Festival de Inverno será ampliado e voltará a durar 40 dias – de 27 de junho a 4 de agosto –, após ter sua duração reduzida nos últimos anos. “Estamos resgatando a força cultural do festival, que é um dos principais do País”, afirma Izar.

Outra novidade é o retorno da prova equestre a Campos do Jordão, após 15 anos. O evento, que ocorre em abril, resgata uma tradição ligada à identidade da cidade. No segundo semestre, a programação segue com o lançamento do primeiro festival gastronômico do destino. “Como uma cidade com tanto apelo culinário ainda não tinha um festival do tipo? Era uma lacuna que precisávamos preencher”, reconhece.

O avanço de Campos do Jordão também se deve a uma mudança de postura, afirma Izar. “Durante anos, achamos que bastava o título de cidade de inverno. Hoje, mostramos com orgulho a riqueza da nossa oferta. Temos natureza, gastronomia, cultura, esportes, hospitalidade e um calendário cheio de novidades.”

A combinação de novos empreendimentos com o fortalecimento da promoção turística está na base do crescimento atual – e projeta um futuro ainda mais promissor. “Temos nome, temos estrutura e, agora, temos estratégia. Queremos colocar Campos do Jordão na rota internacional de turismo de maneira definitiva”, finaliza o secretário.