Ismail Sabri Yaakob, primeiro-ministro da Malásia, anunciou ontem (8), que o país reabrirá suas fronteiras em 1º de abril, após dois anos de rígidas restrições de viagem.

Os visitantes totalmente vacinados não serão obrigados a ficarem em quarentena na entrada no país, mas devem fazer um teste de PCR dois dias antes da partida e um teste de antígeno dentro de 24 horas após a chegada.

Em discurso televisionado, Ismail Sabri Yaakob disse que o país do sudeste asiático iniciará a transição para a fase endêmica da covid-19 a partir do próximo mês, após uma alta taxa de vacinação no país.

A partir do próximo mês, os visitantes não precisarão mais se inscrever no programa My Travel Pass, e as restrições ao horário de funcionamento comercial, reuniões, distanciamento social e viagens interestaduais também serão facilitadas a partir do próximo mês, de acordo com o primeiro-ministro.

A Malásia também está planejando acordos de viagem com Brunei, Tailândia e Indonésia, acrescentando ao seu acordo existente de Vaccinated Travel Lane com Cingapura.

Izham Ismail, CEO do grupo Malaysia Aviation Group, saudou a notícia. “A medida significa uma ocasião importante na longa batalha do país contra a pandemia e um farol de luz para a recuperação econômica das indústrias, incluindo a aviação, que foi impactada significativamente desde que as fronteiras da Malásia fecharam há dois anos”, comentou.

Ele acrescentou que o grupo trabalhará em estreita colaboração com as autoridades relevantes para restabelecer os voos que foram temporariamente suspensos e também aumentar a frequência para os principais mercados, com a esperança de atingir aproximadamente 70% de sua capacidade pré-covid até o final de 2022. Tailândia, Vietnã e Filipinas também dispensaram a quarentena para viajantes totalmente vacinados.

A Malásia fechou suas fronteiras em março de 2020 devido à pandemia de covid-19 e impôs rígidas restrições de viagem que proibiram amplamente os visitantes estrangeiros e exigiram que os cidadãos retornassem à quarentena na chegada.