BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Primeiro voo com Saf contou com a parceria de Tap, Galp e Ana

Aeroportos de Portugal celebraram uma parceria estratégica para o desenvolvimento, produção e fornecimento de combustíveis sustentáveis para aviação (Saf – Sustainable Aviation Fuel) em larga escala, a partir de resíduos, óleos usados reciclados e outras matérias-primas sustentáveis.

Inaugura-se assim uma nova era da aviação em Portugal com combustíveis mais sustentáveis fornecidos pela Galp, alinhada com o enquadramento europeu em matéria de obrigatoriedade de incorporação Saf na aviação.

O primeiro voo em Portugal abastecido com Saf fez a ligação Lisboa-Ponta Delgada num Airbus 321neo, pintado com as cores retro da Tap e chamado “Portugal”.

O combustível incorporou 39% de matéria de origem renovável (Hefa), com menos emissões totais quando comparado com a alternativa fóssil. A redução de emissões neste voo foi de 7,1 ton CO2eq, o que representa uma diminuição de 35% das emissões totais de CO2.

Esta parceria, formalmente assinada numa cerimónia que contou com a presença da CEO da Tap, Christine Ourmières-Widener, do CEO da Galp, Andy Brown, e do CEO da ANA, Thierry Ligonnière, está em linha como o pacote climático Fit for 55 da Comissão Europeia, o qual inclui a iniciativa legislativa ‘RefuelEU Aviation’ que visa aumentar a oferta e a procura de Saf na União Europeia e a sua utilização em 2% até 2025, 5% até 2030 e 63% até 2050.

A TAP é signatária da resolução da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) que, em outubro de 2021, se comprometeu a atingir emissões de carbono zero até 2050. A Iata congratula-se assim com mais este importante passo que contribui para alcançar as metas propostas.

A ANA Aeroportos de Portugal implementa, nos seus aeroportos, a estratégia para a gestão global de carbono no setor da aviação, alinhada com a estratégia para a mobilidade positiva da Vinci Airports que visa a redução absoluta das emissões (âmbitos um e dois), a redução das emissões de âmbito três trabalhando a par com os seus parceiros por forma a atingir emissões líquidas zero (NetZero) até 2030. Este ano, foi atribuído o nível quatro da Aca (Airport Carbon Acreditation) a nove dos 10 aeroportos nacionais.

Numa primeira fase do protocolo, o Saf utilizado nos voos da Tap é fornecido pelo operador líder na produção de combustível de aviação sustentável, a Neste.

O combustível de avião sustentável tem a vantagem de oferecer um desempenho semelhante ao dos tradicionais e pode ser utilizado nos mesmos motores que o combustível fóssil, mas com uma pegada de carbono significativamente menor, com uma redução de emissões que pode ir até 80%. O combustível Saf da Neste é produzido a partir de matérias-primas de origem sustentável, incluindo óleo de cozinha usado e gordura animal.

Além da descarbonização do transporte aéreo, outros benefícios complementares do Saf permitem potenciar a economia circular, aumentar a independência energética e a segurança do abastecimento, constituindo-se como um garante da economia, assegurando a manutenção e a criação de postos de trabalho. Além disso, estes combustíveis podem ser utilizados de imediato pois mantém-se toda a infraestrutura de abastecimento existente e sem necessidade de adaptação da frota.


Leia também: Preço do QAV tem alta de 137,8% em maio, em relação a maio/2019

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Allianz Parque Tour atrai turistas após...

Passeio por bastidores da arena ganha força com férias e a Copa do Mundo de Clubes, oferecendo experiência completa a todas as idades

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Justiça extingue processo contra o Hurb...

Sem conseguir citar o presidente do Hurb e sem encontrar bens da empresa para penhora, juiz encerra cumprimento de sentença por danos morais em Minas Gerais

“Injustiça” e “prejuízo”: Operadoras de turismo...

Medida validada pelo STF afeta contratos já fechados, encarece pacotes e desorganiza planejamento comercial das empresas

Praia Grande vai ganhar terminal de...

Projeto de Praia Grande inclui VLT subterrâneo para acesso ao Litoral Plaza e capacidade para até 12 mil passageiros por escala

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS