Copa Airlines, subsidiária de Copa Holdings e membro da rede global de companhias aéreas Star Alliance, celebrou na última quarta-feira (31) seu 75º aniversário com o lançamento de um avião modelo Boeing 737-800 NG, que relembra a imagem que a companhia tinha na década de 90, período que se caracterizou pelo início do que viria a ser o Hub das Américas e pela expansão da rede de rotas com a visão de conectar as Américas e tornar conhecidas as maravilhas do Panamá.

“Queremos comemorar um momento chave de nossa história, quando iniciamos o que viria a ser chamado de Hub das Américas. É uma história repleta de grandes compromissos e conquistas, mas, sobretudo, o grande esforço de nosso povo para superar todos os desafios que encontramos ao longo do caminho e carregar com orgulho a bandeira panamenha pelos céus das Américas há 75 anos”, comentou Pedro Heilbron, presidente executivo da Copa Airlines.

Pedro Heilbron, presidente executivo da Copa Airlines
Pedro Heilbron, presidente executivo da Copa Airlines

O Boeing 737-800 NG, matrícula HP-1841, foi pintado no Centro de Manutenção da Copa Airlines, localizado no Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá. Mais de 30 pessoas participaram do processo, incluindo pintores de aviação, designers e engenheiros, e exigiu um total de 2.500 horas-homem em um período de mais de 15 dias de trabalho.

Após o evento de revelação, o primeiro voo atribuído ao Boeing 737-800 NG com design comemorativo foi o CM808, realizado na última quarta-feira (31) na rota Panama – Nova York. Esta aeronave cruzará os céus do continente em rotas designadas entre os mais de 75 destinos nos 32 países onde a Copa Airlines mantém operações atualmente, dando continuidade à sua história e lembrando como era a frota de Boeing 737-200 da companhia entre os anos 1988 e 2005.

O caminho para a recuperação

Ao final do 1S22, a companhia fechou com 88% da capacidade de assentos que tinha no mesmo período de 2019. De acordo com as projeções da Copa, estima-se que levará entre três e quatro anos para recuperar o prejuízo financeiro durante a pandemia. Até o momento, foram reativadas 71 das 80 rotas que eram pré-pandemia e incorporadas seis novas rotas: Armênia, Cúcuta e Santa Marta na Colômbia; Barcelona, Venezuela; Atlanta, Estados Unidos; e Aeroporto Felipe Angeles, na Cidade do México.

As projeções também indicam que a Copa Airlines continuará sendo uma das maiores empregadoras do setor privado no Panamá. Ao final de 2022, estima ter mais de 6.800 colaboradores em seu quadro de funcionários e espera fechar 2023 com 7.500 colaboradores no Panamá, 3% acima do nível de 2019.

Até o final de 2022, a companhia aérea terá gerado mais de 1.300 novos empregos no Panamá, em vários cargos: tripulação de cabine, pilotos, pessoal operacional, mecânico de aviação e pessoal administrativo. Esses contratos são apoiados pelos esforços e investimentos que a empresa está fazendo na Academia Latino-Americana de Aviação (ALAS), na Academia de Técnicos Aeronáuticos (Ata) e na Academia de Tripulação de Cabine.


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