Após um intenso período de restrições decorrentes da pandemia da covid-19, a Latam Airlines Group está apresentando uma perspectiva bastante positiva para os próximos meses dentro da companhia. Desde a metade de 2021, a Latam começou a abrir novas bases, o que foi considerado um marco muito importante, de acordo com a diretora de Vendas e Marketing, Aline Mafra.

“Nós viemos de uma instabilidade muito grande dentro de um cenário econômico desfavorável, onde tivemos que recorrer ao Capítulo 11, quando nós começamos uma verdadeira reestruturação, com uma condição de custo mais competitiva”, pontuou a diretora.

Em 2021, quatro bases foram acrescentadas: Vitória da Conquista, Petrolina, Juazeiro do Norte e Jeriquaquara. Já em 2022, Caxias do Sul, Sinop, Cascavel, Juiz de Fora, Montes Claros e Presidente Prudente tiveram novas instalações. Segundo Aline Mafra, a empresa aproveitou a onda positiva que o Brasil estava embarcando, com uma forte retomada na procura dos destinos nacionais. “O brasileiro se sentiu mais seguro para viajar dentro de casa, nós estamos com uma procura no doméstico muito mais forte que antes da pandemia”, destacou.

No âmbito internacional, apesar dos requisitos sanitários, as questões econômicas e a ampliação do interesse nos voos domésticos, não anulou a procura pelo exterior, onde a companhia está atuando em 20 destinos, dos 26 contemplados antes da pandemia.

Nos últimos três meses, a companhia tem voado com lotação acima de 80%. Em comparação ao ano de 2021, em 2022 a companhia apresentou um crescimento de 50% no número de passageiros em voos domésticos, passando de 1,8 milhões, para 2,7 milhões de passageiros transportados.

Para intensificar a relação com o cliente, a Latam pretende intensificar cada vez mais o relacionamento com o canal indireto e manter, cada vez mais, bastante oportunidades e uma oferta competitiva no mercado. “Se esse setor é do tamanho que é, é porque o cliente dá valor ao atendimento por uma pessoa. Em um país como o Brasil, não existe uma demanda única, então se a gente não garante um portfólio, e que nosso produto esteja em vários canais, nós não estamos no mercado”, alertou a diretora.


Leia também: Abav Expo 2022 começa em Recife nesta quarta (21)