Imagine uma grande praça aberta, que também é o melhor mirante para um dos patrimônios histórico-culturais e enogastronômicos mais importantes da Europa. E, em torno e nos arredores dessa praça, sete museus, 12 bares e restaurantes, uma escola de vinho, diversas lojas de empreendedores locais, uma galeria de arte e um espaço para eventos, distribuídos em antigas caves de vinho restauradas, esté é o WOWO – World of Wine.

Localizado na cidade de Vila Nova de Gaia, às margens do Rio Douro e de frente para a cidade do Porto, no norte de Portugal, o WOW foi aberto em 31 de julho de 2020 e tem 55 mil m² de área construída e é um projeto é do grupo The Fladgate Partnership. O WOW compila a história, a magia e as emoções por detrás dos vinhos portugueses, do ritual dos copos, da indústria da cortiça, da história do Porto e do que de melhor se faz no norte do país, como os têxteis, moda e chocolates.

Recentemente, o concurso Best Of Wine Tourism 2022 concedeu ao WOW o Special Achievement Award, que só tinha sido entregue até então à Cidade do Vinho, em Bordeaux, na França. Trata-se de uma distinção rara que apenas é atribuída em ocasiões muito especiais, quando a instituição que concede o prêmio encontra projetos excepcionais e que não têm enquadramento nas categorias tradicionais do concurso.

Agora em fevereiro, o WOW foi o escolhido na categoria Turismo Inovador da 3ª edição do Prêmio Nacional de Turismo, concedido pelo jornal português Expresso.

  • Wine Experience – o museu dos vinhos: o país possui uma extraordinária abundância de variedades de uvas e de estilos dos vinhos portugueses: branco, tinto, espumante, colheitas tardias e fortificados. Contudo, até então, Vila Nova de Gaia concentra 16 centros de visita dedicados exclusivamente ao Vinho do Porto. O WOW vem preencher esta lacuna ao oferecer a Wine Experience, que se debruça sobre o vinho português em geral. Numa viagem de norte a sul de Portugal, com passagem pelos arquipélagos da Madeira e dos Açores, aqui é possível saber mais sobre o solo, o clima, as uvas, os processos de produção dos diferentes vinhos até que eles cheguem aos copos.
  • Porto Region Across The Ages – o museu da história do Porto: este é um excelente ponto de partida para compreender o patrimônio histórico e cultural da cidade, dos Descobrimentos às Invasões Francesas e até à Guerra Civil, para depois chegar à Revolução Industrial. A viagem na máquina do tempo culmina na prosperidade dos dias de hoje.
  • Planet Cork – o museu da cortiça: Portugal é o maior produtor de cortiça do planeta, sendo responsável por mais de 50% da produção global em 730 hectares de floresta. Aqui, no que deve ser, provavelmente, o único museu dedicado à cortiça, se descortina o seu incrível mundo, desde a ancestral exploração do sobreiro (árvore da qual se extrai a cortiça) até às mais variadas e vanguardistas aplicações: das rolhas do vinho até à indústria aeroespacial. Nenhum material elaborado em laboratório pode replicar as propriedades únicas da cortiça.
  • The Bridge Collection – o museu dos copos e taças: Adrian Bridge, CEO do WOW, é proprietário de uma coleção incomparável de copos e taças de vinho. No total são 2000 deles em exposição, cujos exemplares mais antigos remontam a 7000 a.C. É uma das mais abrangentes coleções privadas desse tipo no mundo, abraçando muitos períodos da história. Ela expressa, com enorme beleza, a história e os costumes associados à bebida. Atravessa épocas e civilizações e conta detalhes sobre festas e rituais tanto pagãos quanto religiosos.

Cada peça conta uma história e muitas delas foram propriedade de imperadores, papas ou príncipes. The Bridge Collection está organizada cronologicamente. Assim, o visitante começa a visita nas primeiras civilizações e continua a descoberta através da Grécia Antiga, do Império Romano e da Idade do Ouro Islâmica e Veneziana, Europa Medieval e Renascentista. O percurso pela história prossegue cruzando os Descobrimentos, a Era de Napoleão, a Bretanha Georgiana e Vitoriana até chegar aos dias de hoje.

  • Porto Fashion & Fabric Museum – o museu da moda e dos têxteis: alojada num edifício histórico do século XVIII e que inclui uma capela do arquiteto Nicolau Nasoni, cujos afrescos foram restaurados, esta experiência apresenta-se sob a forma de duas coleções que se complementam. A primeira é sobre a indústria têxtil em Portugal e a importância do setor no desenvolvimento da zona norte do país e na economia nacional. A mostra revela desde o processamento da matéria-prima para obtenção do fio, passando pela tecelagem, acabamentos, confecção da peça e terminando na recriação de uma vitrine. A segunda parte é palco para a moda portuguesa, o calçado nacional e a magistral arte da filigrana, numa síntese do que constitui o DNA da moda em Portugal, desde os anos 80 até hoje. O edifício inclui ainda uma área disponível para exposições temporárias, num total de 300 m².
  • The Chocolate Story – o museu do chocolate: nesta experiência, o WOW explica o que é o chocolate, de onde vem e como é feito. Desde as plantações do cacau até aos processos de fabricação, tudo é demonstrado passo a passo, em doze etapas diferentes. Como os vinhos, cada chocolate é um mundo para desvendar, onde também tudo depende do terroir, da variedade, da colheita e do processo de transformação. No final da experiência, a teoria materializa-se na prática e uma verdadeira fábrica de chocolate mostra, em tempo real, os processos da transformação das sementes de cacau em chocolate. A visita não termina sem a oportunidade de degustar a marca Vinte Vinte, criada no WOW há apenas um ano e já tendo recebido diversos prêmios internacionais. Na The Chocolate Story são ainda ministrados workshops e degustações com especialistas.
  • Pink Palace Experience – o museu dos vinhos Rosé: este é o mais excêntrico e divertido de todos os espaços do WOW e o último a ter sido inaugurado. Aqui é possível mergulhar na história dos vinhos Rosé, degustando diferentes rótulos da variedade produzidos em Portugal, enquanto se descortinam salas com a história da bebida e cenários ideais para as fotos das redes sociais. Criado para entreter, mas sem descuidar da visão pedagógica, este museu proporciona, em cada sala, uma experiência diferente e única, criando momentos que pedem por cliques fotográficos. Para todos aqueles que querem aprender mais sobre o vinho Rosé, o Pink Palace é envolvente, divertido e memorável.

O acesso à grande praça central e mirante do WOW é livre. Paga-se somente pela entrada nos museus ou pelo consumo nos 12 bares e restaurantes do complexo, ou ainda nas degustações especiais e workshops sobre vinhos ou chocolates. Há pacotes que garantem acesso a dois, três ou cinco museus e são válidos por seis meses. Crianças até três anos não pagam e há opções para famílias, que incluem dois adultos e duas crianças. Preços a partir de 13 euros (valor para crianças de 4 a 12 anos, no pacote para dois museus).


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