A Embratur encerrou, nesta terça-feira (4), sua participação na Feira Internacional de Turismo (FIT), a mais importante do setor na América Latina. Durante os quatro dias do evento, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo participou de diversas reuniões estratégicas para a promoção do Brasil na Argentina, com o objetivo de alavancar a entrada de argentinos no país.

Após destacar a importância de uma conectividade aérea robusta para o turismo, a diretora de Marketing da Embratur, Karisa Nogueira, recebeu a informação que a companhia vai aumentar o número de voos semanais entre os países de 42 para 77 até o final de 2022. O número é superior ao registrado em janeiro de 2019, quando a companhia operava com 63 voos semanais.

“Foram dias intensos, de muito trabalho, mas com novos negócios gerados e a segurança de que a Embratur mostrou ao visitante, aos parceiros, às empresas e aos investidores que o Brasil é um país sensacional”, afirmou Karisa Nogueira. “Nos reunimos com empresas do trade turístico argentino, concedemos entrevistas para importantes veículos da imprensa local e estreitamos a parceria entre a Embratur e a Embaixada do Brasil em Buenos Aires”, resumiu.

De acordo com o gerente Internacional da Gol, Luiz Teixeira, “o Brasil é percebido como um destino com enorme potencial em termos comerciais”. A primeira frequência será Córdoba-São Paulo e Rosário-São Paulo, com início nos dias 22 e 28 de novembro, respectivamente. Mas Teixeira também ressaltou o interesse em ampliar os voos para o Nordeste. “É uma região estratégica, pelo interesse dos principais públicos, como Estados Unidos e Argentina.”

Atualmente, o Brasil recebe 221 voos semanais da Argentina. Em 2019, a rota Brasil-Argentina contava com 336 voos semanais. A malha aérea internacional do Brasil tem demonstrado força e atingiu, em agosto, o maior volume desde 2019. O número de chegadas de voos internacionais ao país chegou a 4.003, o que representa 80,71% da capacidade demonstrada no mesmo período de 2019. Comparado ao mês de agosto de 2021, houve acréscimo de 232,35% nas conectividades internacionais.

Aproximação com o trade e Embaixada

Na segunda-feira (3), Karisa Nogueira reuniu-se com membros do Comitê Visit Brasil da Argentina. O grupo atua para estimular a emissão de turistas argentinos para o Brasil e é formado por representantes de operadoras de turismo, companhias aéreas e redes hoteleiras.

Os temas centrais da reunião giraram em torno da importância de ampliar a conectividade aérea entre os países e maior investimento em promoção e divulgação por parte dos players do setor no país vizinho. A intenção da Embratur e do Visit Brasil da Argentina é ligar mais cidades argentinas a mais destinos brasileiros, além de manter divulgação constante no país.

Em relação às ações de promoção na Argentina, a diretora Karisa Nogueira reforçou que a Embratur encerrará o ano de 2022 com três campanhas publicitárias no país, além de três press trips com jornalistas argentinos da região e um roadshow. Além disso, a diretora visitou a Embaixada do Brasil na Argentina e se encontrou com o embaixador Reinaldo Salgado, onde discutiram estratégias conjunras para intensificar o fluxo de turistas argentinos no Brasil.

Aproximação

Ainda durante a FIT América Latina, no último domingo (2), Karisa Nogueira reuniu-se com José González, presidente da Associação Argentina de Operadoras de Viagens e Turismo (AAOVYT). Durante o encontro, a diretora da Embratur apresentou as principais ações que a Agência vem realizando no país neste momento de retomada do turismo internacional.

Durante a reunião, Nogueira e González discutiram estratégias para a promoção de destinos nos dois países a fim de fortalecer ainda mais a relação entre o Brasil e as operadoras de turismo argentinas. “As campanhas promocionais que a Embratur está realizando são fundamentais e estamos dispostos a colaborar no que for possível”, assegurou González.


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