O destino Recife, junto com a Prefeitura e a Secretária de Turismo e Lazer, estão realizando uma série de ações em prol da retomada robusta para a cidade, entre eles: calendário de eventos anual que promove o lazer e a cultura, festival em homenagem a música brega, que acontece todo primeiro domingo do mês (Festival Viva Guararapes), apresentações folclóricas toda semana na praia da Boa Vista e a ampliação do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, com capacidade de 60% a mais e levará cerca de dois anos até finalizar a expansão.

Segundo Mustafá Dias, secretário executivo de Turismo na Prefeitura de Recife, a participação nas feiras mais importantes do Brasil e algumas do exterior fazem parte das ações para fomentar o turismo na cidade. “A retomada da Abav para Recife, depois de 20 anos, foi um instrumento muito bom e nós entendemos que é uma boa entrega para o turismo local”. Além da Abav, a cidade tem outros eventos que impulsionam o turismo, como o evento Expert Play, que vai receber uma comitiva de Nante, cidade da França.

O destino já superou os números pré-pandemia de turistas na cidade, com aproximadamente oito milhões de visitantes, e as expectativas para o próximo ano é de superar esse número. “A cidade abraça tantos segmentos (corporativos, eventos, turismo, lazer, compras, cultura, gastronomia, artesanato, praia e sol, entre outros), e esse número será superior em 2023. Para as festas de fim de ano, Recife tem sido um dos destinos mais consultados, juntamente com o Rio de Janeiro.”

Até o final de dezembro a malha aérea internacional será ampliada com voos para Buenos Aires, operado pela Gol e Montevidéu, pela Azul. Hoje, Recife tem conexão para a Europa, através da TAP e para os Estados Unidos.


Leia também: Empetur destaca sucesso de regionalização e eventos