Nesta quinta-feira (17), foi iniciado um famtour promovido pela Enit (Agência Nacional do Turismo da Itália) na região basilicata, ao sul da Itália. O famtour, que acontece de 17 a 20 de novembro, reúne cerca de 50 operadores que também foram convidados a participar da primeira Bolsa Internacional do Turismo das Origens em Matera.

Os profissionais do turismo possuem nacionalidades distintas e que apresentam um grande número de descendentes italianos. O grupo conta com operadores provenientes da Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Uruguai, Venezuela, México e Grã Bretanha. 

O Brasil é o país com o maior número de descendentes italianos do mundo, chegando a marca de 32 milhões de pessoas com parentesco originário da Itália. Durante o famtour, sete brasileiros vivenciam as cidades basilicatas – Saulo Reis (Europlus), Thaylla Louback (CVC Corp), Alberto Bacarin (Orinter), Aurélio Aquino (Fábrica de Viagem), Ana Grassi (Ana Grassi Travel Boutique), Alexandre Milessis (Milessis Operadora) e Manuella Natividade (Befly).

Durante os três dias, o grupo conheceu as cidades de Castelmezzano, Mefil, Venosa, Acerenza, Potenza, Pietragalla e seguirá para Matera, onde será realizado o evento no Hotel Una. O congresso do turismo de raiz da basilicata tem a intenção de resgatar tradições e fazer com que os turistas descendentes de italianos possam conhecer suas origens, como as cidades onde seus parentes nasceram, com o objetivo de unir o turismo de experiência com a descoberta e reconhecimento.

A Bolsa Internacional do Turismo das Origens irá acontecer entre este domingo (20) e segunda-feira (21) e contará com uma série de workshops e rodadas de negócios. “Nos workshops, os operadores italianos de receptivos e outras empresas irão sentar com os buyers para comercializar os produtos do turismo de raiz e consolidar o segmento como um produto a mais”, apontou Fernanda Longobardo, representante da Enit.


Leia também: Ita Airways terá voos para São Francisco, Washington e Rio de Janeiro