Localizado na Baía de Santo Antônio, na Ilha de Fernando de Noronha-PE, e gerenciado pelo Consórcio Forte, desde abril (2022), o Forte Noronha inicia operações nesta quinta-feira (15.12), a partir das 16h, abrindo ao público em sistema de soft opening. Com acesso gratuito, inicialmente, o equipamento abre as portas de forma gradativa para melhor recepção e acolhimento aos noronhenses e turistas.

O Forte Noronha passa a funcionar todos os dias deste mês, das 16h às 22h, com exceção para 24 e 25, disponibilizando, neste primeiro momento, serviços de bar, som ambiente e carrinhos de alimentação. A partir de 26 de dezembro, o equipamento abre as portas ainda em sistema soft opening, incluindo as visitas guiadas com arte-educadores, o museu imersivo e o restaurante Paiol, sob o comando da chef Fernanda Wiethaeuper.

No dia 31 de dezembro o Forte funciona das 13h às 20h e no dia 01 de janeiro, a Fortaleza será um dos grandes atrativos abertos na ilha, inclusive com música ao vivo.

“Estamos imensamente felizes com a abertura do Forte Noronha. Um momento muito especial para todos nós, principalmente para a comunidade noronhense e para todos que estiveram conosco nesta incrível empreitada para a requalificação um dos mais incríveis patrimônios histórico do Brasil. Agora, todos poderão curtir o incrível pôr-do-sol de Noronha com ainda mais conforto, em um equipamento moderno e que respira cultura, usufruindo serviços de qualidade e de um ambiente acolhedor”, enfatiza Paula Limongi, diretora de Marketing do Forte Noronha.

O Forte Noronha passa a ser um importante ponto turístico do Brasil. Promovendo e incentivando o destino, a gestão do empreendimento seguirá comprometida com os pilares de sustentabilidade e da valorização da gastronomia, da música, do artesanato local. Assim, enaltecerá e fortalecerá ainda mais as cadeias relacionadas às produções e tradições culturais que só Fernando de Noronha tem.

No quesito infraestrutura, o Forte Noronha conta, nesta fase inicial, com áreas expositivas, mirantes, arquibancada, auditório e mesas compartilhadas, além de bateria de banheiros feminino, masculino e família.

A PARTIR DE 26.12.2022 – O Forte Noronha abrirá como um novo equipamento cultural da ilha, abrigando um importante museu imersivo sobre a história do surgimento de Fernando de Noronha, desde a erupção vulcânica do arquipélago, à passagem de Américo Vespúcio, passando pela base americana na Segunda Guerra Mundial, até os dias atuais. Além deste, a fortaleza contará também com o início do funcionamento do museu a céu aberto com placas informativas e educadores, que conduzirão os visitantes em passeios com duração de cerca de 30 minutos.

Um dos importantes atrativos do Forte Noronha, a partir de 26 de dezembro de 2022, também será a gastronomia, complementando a experiência cultural, a valorização ambiental e local do espaço. Sob o comando da chef Fernanda Wiethaeuper – com marcantes passagens no comando da cozinha do Wiella Bistrô (Recife-PE), experiências na França e recente passagem no Maré (Fernando Noronha) -, o Forte Noronha lançará operação própria e com proposta inédita no equipamento, o restaurante Paiol, que terá capacidade para até 500 pessoas sentadas.

Honrando as tradições de Fernando de Noronha, a proposta gastronômica do Paiol terá como ponto de partida o elemento fogo, inspirada no próprio hábito local dos noronhenses na preparação do peixe na fogueira, prática realizada desde os primeiros habitantes da ilha. O cardápio apresentará a força e a riqueza nordestina com toques da cozinha mediterrânea. Uma das experiências oferecidas será o tradicional churrasco, uma das principais preferências do brasileiro, aliado à parrilla Argentina com cortes clássicos e itens menos casuais, como polvo e cogumelos.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL – Outro ponto sobre o Forte Noronha que merece destaque é o compromisso do equipamento com o meio ambiente. Em agosto deste ano (2022) a fortaleza recebeu o Selo de Sustentabilidade Tesouro Verde. O título, que atesta o compromisso do equipamento com práticas voltadas às políticas ESG, tem como principal objetivo a redução dos impactos ao meio ambiente e o gerenciamento responsável do consumo de recursos naturais resultados da atividade do empreendimento.

O selo endossa o compromisso socioambiental da gestão do Consórcio Forte com a ilha por meio da aquisição de títulos de créditos de floresta homologadas, dentro do programa Brasil Mata Viva, sendo eles dos núcleos de origem Xingu, Teles Pires, Madeira e Arinos. Com validade até outubro de 2023, a compensação é baseada na projeção do impacto que o Forte Noronha produzirá no seu primeiro ano de funcionamento, levando em consideração as informações sobre o número de pessoas que atuarão no empreendimento, o consumo anual de energia elétrica e água, a produção anual de lixo e a área ocupada pelo equipamento.


Leia também: Forte Noronha é nova proposta de eventos privados