O BH Airport acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nessa agenda.

No aeroporto, o fortalecimento da trajetória ESG é uma realidade e a adesão ao pacto vai de encontro aos projetos colocados em prática ao longo do ano. Para completar, o BH Airport é o primeiro aeroporto do país a receber a certificação BV ESG 360 do Bureau Veritas.

“Temos um compromisso com a região e com a sociedade e trabalhamos diariamente para reduzir as emissões, diminuir o consumo dos recursos naturais e fazer com que as operações aeroportuárias tenham impacto mínimo nas comunidades. Estamos no caminho certo e, em 2023, teremos a definição dos ODS prioritários na nossa gestão”, ressalta o CEO do BH Airport, Kleber Meira.

Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

Primeiro aeroporto do país a receber a certificação BV ESG 360

O único aeroporto internacional de Minas Gerais também acaba de receber a certificação BV ESG 360. Essa nova solução foi desenvolvida em 2021 pelo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), com base nas principais normativas e frameworks nacionais e internacionais em Sustentabilidade. Para obter a certificação, foi verificado o nível de maturidade em relação às práticas ESG, que visam mitigar as externalidades ambientais e promover um impacto social positivo, além de aumentar a sua transparência no mercado.

“A certificação vem para tangibilizar o que já é uma realidade no aeroporto e assegurar que o nosso trabalho tem sido feito e continuará voltado para a sustentabilidade ambiental, social e de governança. Seguimos dedicados em fortalecer o nosso terminal como o melhor aeroporto do país, assim como o mais inovador e sustentável”, assinala Kleber Meira.

“Com a conquista da certificação BV ESG 360, o BH Airport reforça seu compromisso com a sociedade e o meio ambiente, garantindo maior transparência sobre suas práticas sustentáveis e fortalecendo sua imagem/reputação/credibilidade junto aos seus clientes, colaboradores e investidores. Temos muito orgulho em fazer parte dessa jornada”, diz Andressa Lisboa, diretora de Certificação e Auditoria do Bureau Veritas.


Leia também: BH Airport está entre os dez melhores por experiência dos passageiros