A rede hoteleira de Pernambuco está aquecida para os próximos dois finais de semana com as festas de final de ano. De acordo com levantamento da Unidade de Pesquisa da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e da Empetur, Tamandaré (100%), Gravatá (93%) e Ipojuca (90%) são os destinos mais procurados no período natalino.

O município de Tamandaré, onde está localizada a Praia dos Carneiros, aparece também na lista dos mais desejados para a virada de ano, ao lado de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul, e da Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte, todos com previsão de 100% de ocupação dos meios de hospedagem. Outros destaques no ranking do Réveillon são: Olinda (95%), Cabo de Santo Agostinho (94%), Ipojuca (91%) e Recife (75%).    

“O mês de dezembro deste ano tem sido muito bom para o turismo em Pernambuco a começar pelas tradicionais confraternizações, que movimentaram bares, restaurantes, aquecendo a economia local. Em seguida, o ciclo natalino, que já virou uma tradição em muitos municípios do interior e Região Metropolitana, encantando olhares de visitantes com as decorações natalinas e espetáculos. Neste 2022, a virada de ano também está com uma expectativa altíssima com o retorno do público nas grandes celebrações com shows pirotécnicos e apresentações musicais”, afirma Milu Megale, secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco.

A capital pernambucana acertou ao trazer como tema Natal dos Encontros, com luzes e cores espalhadas por vários pontos da cidade, incluindo Avenida Agamenon Magalhães e o Segundo Jardim de Boa Viagem. Decoração também na Avenida Rio Branco, Rua do Bom Jesus, Pátio de São Pedro e parques da Jaqueira e Dona Lindu. Até 6 de janeiro, a programação contará com mais de 50 apresentações da cultura popular tradicional do período natalino: cavalo marinho, pastoril, ciranda, reisado, guerreiro e o boi de Natal. Destaque ainda para o Baile do Menino Deus, encenado há 19 anos no Marco Zero. 

O Recife terá ainda uma animada virada de ano com dez atrações em dois polos, no Acaiaca e Pina, com atrações como Maestro Forró, Almério e Martins, Marcelo Falcão, Jorge Aragão, Patusco e Priscila Senna.

Outra virada concorrida deverá ser a de Jaboatão dos Guararapes, na Praia de Candeias, próximo da Rua Jangadeiro. À meia-noite, fogos de artifício com duração de 12 minutos, instalados em balsas no mar. Os shows ficam por conta de Raphaela Santos, Nattan, Priscila Senna, Allan Carlos, Marcelo Pernambucano e Orquestra 90º. Também haverá show pirotécnico de dez minutos em Jaboatão Centro, ao lado da Igreja de Santo Amaro. Foi instalada iluminação decorativa na Casa da Cultura e na Praça Nossa Senhora do Rosário, além da árvore de Natal com material reciclável, um Papai Noel de quatro metros de altura e um presépio. 

No Litoral Sul, em Ipojuca, foi instalada uma decoração nas fachadas de prédios públicos e tombados, além das principais áreas de lazer de todos os distritos. Árvores natalinas e presépios em tamanho humano. Destaque para a árvore natalina do centro de Porto de Galinhas. 

Já em Petrolina, tem feito sucesso no Natal Luz os expressos natalinos com viagens gratuitas de quinta a domingo, saindo dos terminais em direção à Praça Dom Malan. A decoração deste ano também contemplou a Avenida Souza Filho e a vista da Orla do Velho Chico.

O Encantos do Natal Garanhuns movimenta a cidade desde o dia 11 de novembro até 8 de janeiro de 2023 com apresentações culturais, cantatas e os tradicionais desfiles natalinos pela cidade. Destaque para as decorações com máquinas que simulam o efeito de neve, na Praça Souto Filho (Fonte Luminosa); e na Praça Dom Moura, no centro da cidade. O Show da Virada vai contar com as apresentações de Adilson Ramos, Capim com Mel, Carlos e Fábio e Amor Eterno. Os shows acontecem no palco localizado ao lado do Palácio Celso Galvão, no Centro.