Problemas com energia costumam ser uma das maiores dores do setor hoteleiro, mas diversas tecnologias estão chegando ao mercado com a promessa de trazer soluções eficazes para o segmento, como é o caso do QUAD – primeiro inversor híbrido desenvolvido e fabricado no Brasil pela NHS. A novidade chega para atender aos consumidores ou negócios que não podem ficar sem energia, já que a tecnologia é tanto on grid quanto off grid, ou seja, ele injeta energia na rede elétrica e ainda conta com um backup de baterias para o armazenamento de energia solar.

Por se tratar de um sistema inteligente, o QUAD utiliza a energia solar para suprir as necessidades do local e o que sobra é armazenado. O excedente volta para a rede de distribuição gerando créditos que são revertidos em descontos na fatura de energia. “Na prática, a tecnologia une as funcionalidades do on grid e do off grid, o que o torna uma solução capaz de utilizar a energia solar com autonomia e segurança”, afirma o diretor comercial e de marketing da NHS, Fabio Moro.

Ele explica, ainda, que muitas pessoas desconhecem o fato de que a energia solar fotovoltaica depende da energia elétrica para funcionar. “Com o QUAD, se houver queda de energia durante a noite, por exemplo, o sistema utilizará do armazenamento. Assim que amanhecer e voltar a incidência do sol, o sistema passa a utilizar a energia solar e armazenar o excedente”, exemplifica.

O diretor acrescenta que o QUAD representa uma solução para os problemas enfrentados pelos segmentos que acabam sendo mais prejudicados em quedas de energia, como o agronegócio e o hoteleiro. “Um tempo sem energia gera prejuízos enormes para os produtores de leite e de animais. E imagine uma pousada em que os hóspedes não conseguem tomar um banho quente. Por isso, os projetos são flexíveis e adaptados de acordo com a necessidade de cada cliente, que varia conforme o porte e o segmento”.

O QUAD está disponível na versão monofásica nas potências 3kW e 5kW – ideias para residências, comércios como mercados, farmácias, açougues e postos de gasolina, laboratórios e clínicas, hotéis e pousadas e agronegócios de pequeno porte. A tecnologia também está disponível em potências maiores: 10,5kW (127/ 220V), 15kW (220/ 380V) – ideal para comércios de médio e grande porte, laboratórios e clínicas, indústrias em geral, empresas de TI e agronegócios de médio e grande porte.

Outra vantagem do QUAD é que por ele ser 100% produzido no Brasil, o suporte é nacional com assistência técnica especializada direto com o fabricante. Assim, o pós-venda é rápido e o cliente tem a garantia de uma das maiores e mais tradicionais empresas do segmento. Além disso, a NHS possui um time de engenheiros próprios e especializados que oferecem suporte no dimensionamento dos projetos.


Leia também: Hotelaria Brasil torna-se associada do FOHB