A partir deste ano, os passageiros que transitarem pelo Aeroporto de Frankfurt (Fraport) poderão realizar as diversas etapas da viagem – do check-in ao embarque – simplesmente digitalizando seus rostos em pontos de contato com reconhecimento facial espalhados em todo o aeroporto. Esta solução será lançada e estará disponível para todas as companhias aéreas que tiverem interesse na utilização do serviço.

A implementação é fruto de uma parceria entre o Aeroporto de Frankfurt, SITA e NEC Advanced Recognition Systems, e contará com pontos de contato biométricos adicionais a serem instalados até a primavera de 2023 na Europa (outono brasileiro).

Desde o registro em um quiosque ou balcão até portões automatizados de pré-segurança e portões de embarque automático, os passageiros podem usar a tecnologia biométrica para passar por cada estágio da viagem no local, bastando apenas a realizar o escaneamento facial. Entretanto, os passageiros que não pretendam utilizar a solução podem efetuar o check-in normalmente em um balcão tradicional.

O projeto inova na implantação de uma viagem digital ao prover uma ampla plataforma biométrica de uso comum em todos os terminais de Fraport, aberta a todas as companhias aéreas que operam no aeroporto.

Com isso, a iniciativa combina os registros do dia da viagem, a Star Alliance Biometrics (sistema de identidade e identificação biométrica dos membros da aliança aérea) e hubs biométricos adicionais interconectados pelo SITA Smart Path.

Para os passageiros da Lufthansa, graças à integração do sistema inteligente com a Star Alliance Biometrics, a tecnologia faz uso das identidades biométricas dos passageiros da Lufthansa registrados na plataforma da Star Alliance, permitindo a sua identificação sem etapas adicionais de processamento em diversos aeroportos e companhias aéreas participantes.

Esta novidade desempenha um papel fundamental ao abrir caminho para a implantação da biometria em toda a rede global da Star Alliance, que se esforça para ter mais membros entre os seus 26 integrantes usando a tecnologia biométrica progressivamente. Mais um benefício é que os principais aprendizados do projeto de Fraport serão considerados para futuras implementações em toda a rede.

“No pós-pandemia, os viajantes estão adotando a tecnologia para otimizar e ter mais controle de suas viagens. Estamos extremamente entusiasmados por poder transformar a experiência dos nossos passageiros em todos os terminais e operadoras aéreas com uma solução simples e intuitiva”, destaca o Dr. Pierre Dominique Prümm, membro do Conselho Executivo e diretor executivo de Aviação e Infraestrutura na Fraport AG.